Comissaria

Postado em

- 3 min read

155 cadetes ganham espadim em cerimônia aérea com 12 aviões T-25 na academia

img of 155 cadetes ganham espadim em cerimônia aérea com 12 aviões T-25 na academia

A Aeronáutica do Brasil (FAB) relata que um evento que ocorreu na sexta-feira, 5 de julho, na Academia da Aeronáutica (AFA), situada em Pirassununga (SP), destacou-se pela conquista, camaradagem e valentia representadas quando os 155 recém-cadetes receberam o Espadim, ícone do começo de sua trajetória militar rumo à oficialidade.

O evento contou com a passagem de uma formação de 12 aviões brasileiros Neiva T-25 Universal, um modelo empregado nos estágios iniciais de treinamento dos futuros pilotos da Força Aérea Brasileira, conforme ilustrado nas cenas do próximo vídeo:

A cerimônia foi liderada pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, em conjunto com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; junto ao Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; Oficiais-Generais que fazem parte do Alto-Comando da Aeronáutica, bem como outras autoridades militares e civis convidadas.

Vocês são a alma viva da Academia da Força Aérea. Espero que este prêmio seja apenas o começo de sua carreira, cheia de conquistas e triunfos, cientes das dificuldades e sacrifícios que o serviço militar exige de seu corpo profissional. Espero que a dignidade, esse dom tão único que um homem pode conceder a si mesmo, esteja com vocês em seus voos, elevando-os aos destinos mais altos e gloriosos, seja em céus claros ou atravessando nuvens tumultuadas”, afirmou o Ministro José Mucio, na ocasião.

No seu pronunciamento para os Cadetes, o Chefe da Aeronáutica ressaltou a relevância de um treinamento intenso, em particular, para os futuros acontecimentos.

”Vocês já mostraram um habilidade incrível para vencer dificuldades, porém a jornada de vocês para finalizar o curso continua extensa e cheia de desafios. Com isso em mente, tenham como objetivos a melhoria contínua física, emocional e intelectual, pois, para vencer as barreiras que irão surgir, será crucial manter-se aos mais altos padrões. Assim, a FAB do futuro será ainda mais inovadora, e seus futuros líderes precisarão acompanhar as peculiaridades da guerra contemporânea”, afirmou.

O Espadim é o inicial prêmio a ser obtido pelo oficial em potencial. Este emblema de honradez militar assegura que, com cada progresso, os primordiais valores militares são assimilados.

O grupo recebeu o nome de “Uiraçu”, uma denominação que faz alusão à uma ave que corta os céus com grandiosidade, conhecida por sua habilidade de adaptação, astúcia, mistério e rigor. O Primeiro Batalhão de Cadetes da AFA é formado por 111 jovens pilotos, 26 administradores e 18 membros da infantaria, juntamente com um jovem piloto originário do Peru.

Para a Aspirante a Aviadora Gabrielle Vitória Moreth Loureiro, esse instante foi de grande importância para sua trajetória profissional. “Fazer parte da academia representa a concretização de um sonho pessoal, um objetivo que todos nós lutamos para atingir, sacrificando nosso lazer, sofrendo com noites insones e, sobretudo, privando-nos de momentos com amigos e parentes. Agora, ao receber esse emblema, posso dizer com certeza que todo o esforço foi recompensado”, declarou.

Pequena Espada

O Espadim simboliza a realização de se tornar oficialmente um Cadete da Força Aérea, pois é com ele que o Cadete se diferencia de outros militares. O Espadim é uma espada compacta com lâmina mais delgada, classificada como uma arma branca, e serve como um item de uso único para os Cadetes.

Este item de grande valor é preservado pelo aluno da Academia da Força Aérea até a cerimônia de conclusão do quarto ano, momento em que os cadetes substituem o pequeno sabre pela espada do Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).

Detalhes obtidos da Força Aérea Brasileira.