Comissaria

Postado em

- 2 min read

24/7, Cimaer meteorologists assist Taquari II operation

img of 24/7, Cimaer meteorologists assist Taquari II operation

Com o intuito de auxiliar no gerenciamento de tráfego aéreo durante a Operação Taquari II, instigada no Rio Grande do Sul, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) providenciou previsores dedicados em tempo integral no Salão Operacional da instituição para prover dados meteorológicos aos especialistas colocados na central do Comando Conjunto, situada no Terceiro Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), em Porto Alegre (RS).

Todos os dias, são transmitidos dois relatórios climáticos referentes ao estado do Rio Grande do Sul, dando destaque às cidades mais impactadas por inundações ou com previsão de tempo desfavorável. A atenção dada à monitorização e previsão do clima, que auxilia na Operação Taquari II, está direcionada para a área que vai desde a região de fronteira com o Uruguai, através da região central do estado e da metrópole Porto Alegre, até a região montanhosa.

De acordo com o líder do CIMAER, o Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, além do trabalho operacional cotidiano na previsão e monitoramento meteorológico em todo o território brasileiro, uma parcela da equipe está especialmente concentrada no suporte operacional ao Rio Grande do Sul.

”O CIMAER está ativamente envolvido na Operação Taquari II, prevendo acumulações de chuvas e monitorando as condições meteorológicas em todo o estado. Nossos especialistas monitoram contínua e diariamente, fornecendo previsões regulares e emitindo alertas meteorológicos conforme necessário. Este é nosso papel em face da catástrofe no Rio Grande do Sul, reforçando nosso compromisso como mais um serviço da FAB”, explicou o Oficial.

Visto como o ponto principal de dados climáticos no Brasil, o CIMAER, que está sob o comando do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), se beneficia de equipamentos operacionais que melhoram a avaliação das informações meteorológicas, resultando em maior rapidez nos atendimentos.