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3º Congresso de Bioqav aborda obstáculos da aviação na descarbonização

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Na última semana, a pasta de Minas e Energia (MME) marcou presença no 3º Encontro da Rede de BioQAV, realizado em Foz do Iguaçu (PR), uma conferência voltada para tratar dos esforços de descarbonização na indústria aeroespacial.

Conforme divulgado pelo MME, o encontro, que congrega várias partes interessadas do ambiente científico e tecnológico do Brasil, abordou o progresso do combustível sustentável para aeronaves (conhecido pela sigla em inglês SAF) tanto no âmbito nacional quanto global.

”O regulamento para o Combustível do Futuro, que estará em debate no Brasil no segundo semestre de 2024, será uma peça chave para impulsionar esses projetos, pois oferecerá a segurança necessária. O imenso desafio que temos pela frente é discutir a regulamentação mais apropriada para o ProBioQAV, e conduziremos essa discussão com abertura e clareza”, enfatizou Marlon Arraes, diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME, agindo em nome do ministro Alexandre Silveira.

O debate sobre o assunto aconteceu na mesma semana em que foi lançada a primeira instalação experimental de produção de combustível aéreo sustentável a partir de biogás no Brasil, mais especificamente na usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. A iniciativa tem a expectativa de gerar 6 kg de bio-syncrude - uma substituição sintética para o petróleo - por dia e visa desenvolver tecnologia para minimizar a liberação de gases de efeito estufa no segmento de combustíveis de aviação, destacando o papel de liderança do Brasil na transição energética.

A elaboração do SAF é um dos principais pontos do Projeto de Lei Combustível do Futuro (PL 528/2020), que atualmente está sendo processado no Senado Federal. Este projeto busca, entre várias ações, estabelecer o Programa Nacional de Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV).

A sugestão auxilia na redução de liberações de gases de efeito estufa e, portanto, ajuda na mudança energética no Brasil através do uso intensificado de biocombustíveis em uma área onde a diminuição das emissões é complexa.

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