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40 companhias aéreas aderem ao programa de troca de dados da IATA

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Dubai, Emirados Árabes Unidos – A Federação Global de Tráfego Aéreo (FGTA) divulgou hoje que aproximadamente 40 operadoras de voos confirmaram um pacto oficial para auxiliar no Programa de Intercâmbio de Informações de Agenda da FGTA. Um número equivalente se organizando para ingressar nesse coletivo. As atividades neste projeto tiveram início no mês de outubro de 2023, com previsão para a estreia ser efetuada em março de 2025.

”O suporte inicial e sólido ao Programa de Intercâmbio de Dados de Programação da IATA indica um futuro promissor para o seu êxito. Sua abrangência cresce com a inclusão de cada nova companhia aérea. Motivamos todas as empresas aéreas - integrantes ou não da IATA - a se juntarem a essa iniciativa estratégica da indústria”, afirmou Willie Walsh, Diretor Executivo da IATA.

O Programa de Intercâmbio de Informações de Horários irá recolher informações de horários, capacidade e tempo mínimo de conexão (MCT) que são aplicadas em diversos produtos e serviços da IATA. Tais informações auxiliam a evolução de redes, administração de rendimentos, conciliação de slots e acordos interline.

A IATA não está desenvolvendo um item comercial para suplantar ou rivalizar com organizações que no momento fornecem dados de agenda. As empresas de voo associadas terão permissão para acessar as informações de acordo com o conceito de contribuição e recebimento.

O programa está acessível para empresas de aviação associadas à IATA e também para aquelas que não são. As transportadoras aéreas envolvidas irão remeter suas informações à IATA, mantendo seu atual formato, frequência e meio de envio utilizado na distribuição de suas agendas. Os fundamentos para compartilhamento de informações e as regras para divulgação de dados do programa são estabelecidos por um comitê consultivo formado pelas empresas de aviação participantes.

A IATA recebeu do seu Conselho a prioridade estratégica de se tornar a fonte mais confiável de informações do setor em uma variedade de assuntos. A vantagem que isso proporciona ao setor é visível nos conjuntos de dados essenciais da IATA, que vão desde segurança e operações até inteligência empresarial. Existe também uma demanda no setor para assegurar que as informações do setor possam vir de múltiplas fontes. As companhias aéreas estão bem cientes dos danos causados por competição restrita em suas comunidades de fornecedores, segundo Walsh.