Comissaria

Postado em

- 3 min read

5 passageiros presos na chegada de voo dos EUA em Confins (MG)

img of 5 passageiros presos na chegada de voo dos EUA em Confins (MG)

A Autoridade Policial Federal divulgou a detenção de cinco nacionais brasileiros em fuga, que chegaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins (MG), na recente sexta-feira, dia 31 de maio, provenientes de um voo de deportados dos Estados Unidos.

Conforme apresentado pelo AEROIN, a atividade teve origem em Alexandria e foi executada por um Airbus A320 da empresa de aviação dos Estados Unidos, Global Crossing (Global X).

Um dos detentos recebeu a Publicação Vermelha da Interpol em outubro de 2023, devido a um assassinato realizado na localidade de Gonzaga/MG, no ano de 2005. Sentenciado a mais de 16 anos de encarceramento pelo Tribunal da Vara Única de Virginópolis/MG, o indivíduo encontrava-se evadido nos Estados Unidos a partir de abril de 2019.

Da mesma forma, foi emitido um Alerta Vermelho da Interpol para o segundo fugitivo, anunciado em março de 2023, que foi condenado a 25 anos de prisão pelos crimes de tráfico de entorpecentes e detenção indevida de munições e componentes de armas de fogo, pelo único tribunal da jurisdição de Novo Cruzeiro/MG.

Na procura, militares da Diretoria de Inteligência de Minas Gerais conseguiram dados sugerindo que o sujeito poderia estar em Utah, nos Estados Unidos. No primeiro dia de maio, foi detido em Salt Lake City por oficiais do ERO (Enforcement and Removal Operations, que em português se traduz como Operações de Execução e Remoção).

Em agosto de 2022, a Interpol adicionou o nome do terceiro detento à sua lista internacional de pessoas mais perseguidas, a solicitação veio do magistrado responsável pelas execuções penais da Circunscrição de Governador Valadares/MG. Anteriormente, em agosto de 2020, na mesma cidade, o fugitivo foi capturado possuindo drogas e uma arma de fogo de calibre 38, infrações pelas quais foi sentenciado.

A divulgação vermelha para o quarto detento foi realizada em novembro de 2023, baseada em um mandado preventivo de prisão por abuso sexual de um indivíduo vulnerável, emitido pela autoridade judiciária da 2ª vara criminal de Paranavaí/PR.

A quinta pessoa encarcerada tem uma ordem de detenção preventiva emitida pela 2ª Vara Penal de Aracruz/ES, acusada pelo delito de violação de uma pessoa indefesa.

As cinco pessoas foram capturadas nos Estados Unidos pela ERO/ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement), a entidade responsável pela imigração nos EUA, e encarceradas pela Polícia Federal assim que chegaram ao Brasil. Depois de uma análise forense, dois detidos seriam encaminhados para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, um seria levado para o Presídio Antônio Dutra Ladeira e outros dois para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, onde aguardarão sob a custódia do tribunal.

Detalhes provenientes da Agência de Polícia Federal.