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73 CEOs de companhias aéreas aderem à carta de segurança da IATA

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Dubai, nos Emirados Árabes Unidos - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou que o quantitativo de CEOs de empresas aéreas aderindo à Carta de Liderança em Segurança da IATA atingiu 73. Este dado amplia ainda mais a já sólida cultura de preservação da segurança no setor aéreo, que gerou alguns dos mais expressivos recordes observados em 2023, tais como a nulidade de fatalidades nas empresas aéreas associadas à IATA ou as operadoras aéreas listadas no Registro de Auditoria em Segurança Operacional da IATA.

Uma liderança robusta e uma cultura de segurança consistente são mutuamente dependentes. Elas são imprescindíveis para promover avanços constantes no desempenho da segurança. Ao se subscreverem à Carta de Liderança em Segurança da IATA, 73 diretores executivos de companhias aéreas estão estabelecendo um modelo para suas empresas e para o setor. Ao prosseguir dessa maneira, a Carta se torna um apelo à ação que centraliza a exigência vital dos CEOs de empresas aéreas em promover uma cultura de segurança que protege seus clientes e colaboradores”, indicou Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

A Carta de Direção em Segurança da IATA foi criada em colaboração com membros da IATA e a comunidade aeronáutica como um todo. Ela tem como propósito auxiliar os líderes da indústria na criação de uma cultura de segurança robusta em suas entidades, baseada em oito pilares de liderança.

Tais preceitos compreendem: amplificar a segurança através de expressões e atos, estimular a percepção de segurança entre os colaboradores, o time de gestão e o conselho, e direcionar a incorporação da segurança nas estratégias corporativas, procedimentos e indicadores de performance.

A IATA tem como objetivo auxiliar o setor em aprimorar de forma constante a performance em segurança com uma tática baseada em três pilares. Estes incluem: Liderança em Segurança (abrangendo a guia e a cultura de segurança), Risco de Segurança (determinando e reduzindo riscos por meio do recolhimento e estudo de dados de inspeções, registros de acidentes e outras fontes), e Conexão em Segurança (facilitando os elos para que os responsáveis pela segurança possam relatar, debater e solucionar temas de segurança).