Comissaria

Postado em

- 2 min read

Abesata apresentará certificação brasileira em evento canadense

img of Abesata apresentará certificação brasileira em evento canadense

A oitava edição da Conferência Americana de Ground Handling, patrocinada pela GHI (Ground Handling International), está programada para ocorrer em Toronto, Canadá, na próxima semana. A reunião está marcada para 25, 26 e 27 de junho, e a Abesata (Associação Brasileira de Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) destacará o CRES, um programa de certificação do Brasil, já no início do evento.

O diretor da organização, Elber Biondi, integra o debate inaugural do dia 25 de junho, nomeado “The Big Debate: In every crisis there is opportunity”, focado nas oportunidades advindas de crises. Biondi será acompanhado por uma figura de autoridade dos aeroportos canadenses, Larry Shack, Atul Kumria, líder da Spirit Airlines, Andrew Abbona, representante da Air Canadá, Phil McGrane, diretor executivo da dnata no Brasil, e Serge Elkhoueiry, da AGI.

Durante esse evento, a Abesata irá enfatizar a importância de os operadores de aviação e aeródromos considerarem o CRES como uma das estratégias para distinguir o superfluo e, dessa forma, tornar mais fácil superar as crises que frequentemente aparecem.

Durante a tarde, ainda no início do evento chamado “Contratos: Melhorando o desempenho do SLA - mais incentivos e menos punições?”, a Abesata participará de outro painel sobre a melhoria do desempenho do SLA (Service Level Agreement, na língua inglesa).

Por diversas razões, um aspecto notável é que os SLAs são baseados e fundamentados em penalidades, criando assim um ciclo destrutivo e resultando na degradação do setor de “provedores de serviços terrestres”. A estandardização, por meio de uma certificação, tem o potencial de reduzir as perdas e custos resultantes desse ciclo prejudicial.

”A projeção para a conferência inclui mais de 450 delegados de empresas de serviços em solo, fabricantes, gestores de aeroportos e linhas aéreas. “O modelo autoregulatório brasileiro tem ganhado muita aceitação e esta partilha de experiências é crucial para que possamos progredir todos em direção ao modelo ideal de serviços em solo”, afirma Ricardo Aparecido Miguel, presidente do Abesata.

O CRES é um esquema de autoregulação opcional, iniciado em Brasília DF em 22 de junho de 2022, cuja meta é assegurar a segurança operacional, a excelência e a proteção legal na prestação de serviços de apoio ao transporte aéreo. Para conseguir o selo, as organizações devem se submeter a uma verificação independente que examinará seu rendimento em aspectos regulatórios, financeiros, operacionais, entre outros. Atualmente, 11 empresas brasileiras possuem essa certificação. Para obter mais detalhes, acesse cres.abesata.org.

Verifique a agenda integral do acontecimento.

Dados fornecidos pela ABESATA.