Comissaria

Postado em

- 2 min read

Ação rápida para atender imigrantes retidos no aeroporto de Guarulhos

img of Ação rápida para atender imigrantes retidos no aeroporto de Guarulhos

Na última quinta-feira (13), em uma conferência realizada, o órgão federal da procuradoria solicitou que as equipes que gerenciam os pedidos de refúgio sejam constantemente fortalecidas para prevenir futuros obstáculos na autorização de estrangeiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O encontro teve a presença de delegados do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, do Escritório das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), da operadora GRU Airport e da Anvisa.

Conforme informado pelo MPF, cerca de 400 indivíduos de outras nacionalidades, em maioria de origem indiana, encontravam-se na zona restrita do aeroporto de Guarulhos no começo da semana passada. O Ministério da Justiça comunicou que a situação do sistema de registro de asilo está sendo normalizada e a expectativa é que tudo esteja ajustado em pouco tempo.

A Polícia Federal declarou a formação de um grupo especial para intensificar as operações e acelerar o tratamento das solicitações. Segundo a entidade, entre quinta e sexta-feira, 41 indivíduos foram liberados, embora outras 34 tenham entrado na lista de pedidos. Na sexta-feira de manhã, ainda havia 261 pessoas reclusas registradas pela Polícia Federal.

A oscilação nos sistemas responsáveis pelo registro, processamento e envio de requisições à Polícia Federal tem provocado demoras nas autorizações.

O MPF marcou um novo encontro para o dia 27 de junho, com a finalidade de os departamentos fornecerem recomendações para melhorar os procedimentos.

Dados divulgação pela empresa Brasil Notícias.