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Acúmulo de água fecha segmento de pista na base aérea de Canoas
O aumento da água do Guaíba também está impactando a Base Aérea de Canoas, BACO, que é o principal centro de operações e o único grande aeroporto em funcionamento em Porto Alegre.
Um Alerta para Aviadores (NOTAM) foi liberado no começo da noite de terça-feira, 14 de maio de 2024, notificando que a Stopway da extremidade 13, situada mais para o leste e perto do Guaíba, está encerrada em virtude do excesso de água.
O aviso NOTAM com o código E3274/24 é válido até o dia 14 do mês que vem, junho. Entretanto, assim como todos os NOTAMs, a sua extensão pode ser modificada para menos ou mais tempo, sendo sempre solicitado aos pilotos a verificação antes de executarem qualquer operação planejada na área.
Stopway é uma área de paragem, sinalizada por largas setas amarelas compostas por duas linhas num ângulo de 90°, que apontam a direção da aterrizagem. Esta é incluída na determinação do parâmetro conhecido como Distância disponível para aceleração e parada, ou ASDA (Accelerate-Stop Distance Available) que corresponde à extensão da pista disponível para a corrida de decolagem, acrescida do comprimento da Stopway, se presente, bem como do espaço da zona livre (Clearway), se também estiver presente.
No contexto de Canoas, a extensão para a decolagem agora passou de 3.101 metros para 2.751 metros, em relação às decolagens realizadas pela cabeceira contrária à 13, especificamente a de número 31. No que diz respeito às aeronaves decolando da 13, que vem sendo a mais comumente utilizada desde o início da Operação Taquari II por condições de vento, a distância disponível (ASDA) se mantém em 3.101 metros, uma vez que a cabeceira oposta (31) também conta com uma Stopway em operação.
Considerando o tamanho substancial da pista da BACO e a existência de uma outra Stopway na cabeceira 31, as atividades de aterrissagem e decolagem não sofrerão impactos significativos, embora seja um sinal de aviso. Observe a seguir a região impactada: