Comissaria

Postado em

- 2 min read

Administração aeroportuária continua sob controle do governo de SC

img of Administração aeroportuária continua sob controle do governo de SC

Na passada sexta-feira (31), foi anunciado pelo Governo de Santa Catarina que a parceria de subdelegação de três terminais aéreos será estendida por mais um quinquênio. Atendendo ao pedido dos municípios, as subdelegações dos Aeroportos de São Miguel do Oeste, Curitibanos e Dionísio Cerqueira foram prorrogadas.

A Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) respondeu as solicitações que já foram documentadas na edição oficial do Estado (DOE). O controle dos aeroportos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) está nas mãos do Estado, que tem a capacidade de transferir estes poderes para as cidades, como já está em vigor hoje.

O secretário da Spaf, Beto Martins, destaca que a transferência da administração dos aeroportos para as prefeituras possibilita uma gestão mais alinhada com as demandas daqueles que utilizam essa crucial estrutura de infraestrutura. Ele enfatiza, todavia, que este fato não exclui a continuidade dos investimentos estatais, algo que tem caracterizado a gestão do governador Jorginho Mello.

Desde a sua criação em 2023, o Governo Estadual, por intermédio da SPAF, tem efetuado investimentos e agido para garantir que todos os aeroportos de Santa Catarina estejam aptos para funcionamento.

A reabertura do Aeroporto Dionísio Cerqueira está iminente, após a conclusão de trabalhos de pavimentação e marcação. A pista possui uma extensão de 1,3 mil metros e uma largura de 18 metros. Uma vez funcionando, poderá acolher voos diurnos para aviação geral, incluindo executivos, saúde e segurança.

O terminal aéreo Hélio Wasun, localizado em São Miguel do Oeste, conta com uma faixa de aterrissagem de 1,260 metros de extensão e 18 metros de amplitude. Está apto a acolher operações de aviação geral durante o dia e a noite. Em pouco tempo, é previsto que o Governo Estadual declare financiamento para empreendimentos de renovação, os quais serão executados em colaboração com a cidade.

O terminal aéreo Lauro Antonio da Costa, localizado em Curitibanos, possui uma faixa de aterrissagem de 1,4 mil metros com 30 metros de amplitude. Está apto para acolher atividades de aviação geral durante o dia e a noite.

Continue sua leitura: