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Aeronave X-59 supersônica silenciosa avança para estreia no voo

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A NASA comunicou que realizou um avanço significativo na confirmação da capacidade de voo de sua aeronave supersônica silenciosa X-59, concluindo uma análise que possibilitará dar continuidade para o seu primeiro voo.

”Aeronavegabilidade” é a expressão utilizada no contexto da aviação para referir-se ao estado de segurança de uma aeronave, seja em termos físicos ou documentais, para sua operação em voo.

A entidade aeroespacial norte-americana esclarece que um grupo de Análise de Aptidão de Voo, formado por profissionais autônomos de toda a NASA, finalizou uma avaliação sobre a estratégia da equipe do projeto X-59 para garantir a segurança da população e da própria equipe durante os experimentos em terra e em voo. O comitê de análise inspecionou meticulosamente a avaliação da equipe do projeto sobre possíveis riscos, concentrando-se na identificação de segurança e perigo.

A Avaliação de Preparatividade para Voo representa o marco inicial no procedimento de permissão para voar. As contribuições do comitê proverão ao grupo do X-59 orientações e sugestões para inspeções de sistemas terrestres e para a estreia aérea.

”Não se trata de ter sucesso ou fracassar”, afirmou Cathy Bahm, líder do projeto Demonstrador de Voo de Baixo Estrondo da NASA. “Vamos incorporar as sugestões do conselho e colaborar com eles para solucionar esses problemas e progredir para a Análise de Segurança e Aeronavegabilidade de Voo.”

A NASA em parceria com o principal fornecedor Lockheed Martin, está trabalhando na criação do X-59 a fim de minimizar o ruído do boom supersônico para um impacto mais suave. Esta aeronave é a peça chave da missão Quesst da NASA, em busca de uma Tecnologia Supersônica Silenciosa, que será utilizada para adquirir dados que podem ser transformadores para o transporte aéreo, possivelmente definindo o futuro para uma nova geração de aviões comerciais capazes de ultrapassar a velocidade do som.

O objetivo do projeto é pôr fim à restrição existente há mais de meio século que proíbe o voo comercial supersônico em terra firme, devido ao ruído gerado pelos estampidos supersônicos.

Atualização do time X-59

A Avaliação de Preparação de Voo concentrou-se em características particulares do trabalho da equipe do X-59 na aeronave, contudo, também funcionou como uma revisão abrangente e uma atualização do projeto completo”, declarou Jay Brandon, o engenheiro principal do projeto Demonstrador de Voo Silencioso.

”Isso nos proporcionou a chance de fazer uma pausa no trabalho por um instante e compilar todas as nossas realizações para podermos relatar nosso progresso, não só para o conselho, mas para todos os membros do projeto”, declarou Brandon.

A conclusão da Revisão de Prontidão de Voo precede o próximo marco de segurança, que é a Revisão de Aeronavegabilidade e Segurança de Voo.

O grupo de Avaliação de Conformidade Aeronáutica e Segurança em Voos é formado por líderes de alto escalão de diversas unidades da NASA e da Lockheed Martin. Este grupo examinará as conclusões da Análise de Preparação de Voo, além da maneira como a equipe do projeto reagiu a essas conclusões. Uma sugestão será enviada ao diretor do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, responsável pela assinatura do atestado de conformidade aeronáutica.

Por fim, o grupo clareará detalhes técnicos para um conselho de revisão adicional, fundamentado nos propósitos do ensaio, os métodos de teste em prática, os perigos inerentes e as estratégias de redução de risco que o grupo adotou. A equipe do X-59 necessitará tratar quaisquer dúvidas surgidas na exposição antes que o conselho, sob a liderança da engenheira principal do NASA Armstrong, Cynthia J. “CJ” Bixby, autorize uma solicitação de voo.

”Estamos realmente vivendo um período emocionante no desenvolvimento do projeto”, afirmou Cathy Bahm. “Não é um trajeto simples, mas existe um número limitado de tarefas que precisam ser realizadas a seguir.”

A Direção a Tomar

Passos cruciais precisam ser finalizados antes que as aeronaves possam decolar. A equipe do X-59 está se engajando para os futuros testes terrestres significativos centrados na união de sistemas, operação do motor e perturbação eletromagnética.

Ainda que muitos dos seus elementos sejam de aviões já consolidados, o projeto do avião X-59 é inovador e audacioso. O sistema de aterrisagem de um avião de combate F-16 da Força Aérea, o revestimento do cockpit de um treinador T-38 da NASA e um controle de comando de um avião furtivo F-117 da Força Aérea compõem estas partes, mas a maneira como foram integradas é algo completamente diferente.

”Esses sistemas nunca antes colaboraram e funcionaram conjuntamente”, afirmou Brad Neal, que lidera o conselho de inspeção de segurança de voo e aeronavegabilidade do X-59. “Estamos construindo algo totalmente inédito, apesar de os componentes já terem sido usados em outras aeronaves. À medida que prosseguimos nos testes de integração, abre-se uma excelente chance para adquirirmos conhecimento”.

Dados fornecidos pela NASA