Comissaria

Postado em

- 3 min read

Aeroporto Caxias do Sul (RS) tem alta movimentação de voos humanitários

img of Aeroporto Caxias do Sul (RS) tem alta movimentação de voos humanitários

Nesta terça-feira (7), a administração municipal de Caxias do Sul (RS) comunicou aos cidadãos que o Aeroporto Hugo Cantergiani, de propriedade da cidade, está tendo um aumento considerável no tráfego de aviões nesta semana.

Aviões estão transportando suprimentos e assistência humanitária para as vítimas das inundações que devastaram o Rio Grande do Sul, além de realizar voos comerciais de passageiros. Com as operações suspensas no aeroporto de Porto Alegre e na base aérea de Canoas, ambos inundados, o terminal de Caxias do Sul tornou-se o centro de operações para a área. O Exército Brasileiro estabeleceu uma base no aeroporto e trabalha em parceria com os funcionários na classificação e segurança das doações.

Apenas na segunda-feira (06), foram registradas mais de 35 atividades no Hugo Cantergiani, um total que corresponde à quantidade média de operações que ocorrem semanalmente no local. Isso inclui aterrisagens e decolagens de aeronaves de empresas de voo comerciais, como a Azul, a GOL e a LATAM, além da presença de helicópteros e aviões pequenos e médios que transportaram suprimentos.

Prévia ao contexto de emergência pública, aproximadamente 7 mil litros de querosene eram reabastecidos diariamente pelas empresas aéreas no Hugo Cantergiani. Com o desastre, a gestão do terminal instruiu as companhias a reabastecerem em seu local de origem, permitindo aos aviões a capacidade de fazer viagens de ida e volta, com a finalidade de priorizar o uso desse combustível para aeronaves e helicópteros dedicados à missão humanitária. Na segunda-feira, houve um reabastecimento de 18 mil litros de querosene.

O administrador da cidade, Adiló Didomenico, marcou presença no Aeroporto Hugo Cantergiani para presenciar o desembarque do primeiro voo comercial carregado de suprimentos. O modelo 737-800 da GOL entregou 4,5 toneladas de mantimentos e provisionamentos. Logo depois da aterrisagem do Boeing, outra aeronave aterrissou em Caxias do Sul carregando 4 toneladas de contribuições, doadas pelo artista Gustavo Lima.

”O Terceiro Conjunto de Defesa Antiaérea do Exército Nacional Brasileiro possui um hub para coleta e separação de doações localizada no aeroporto e, atualmente, a primeira remessa de doações foi entregue por meio da GOL, efetivamente dando início a este canal humanitário a ser operado por esse aeroporto. Nosso objetivo é salvaguardar vidas. Estamos em colaboração com o Aero-Club de Caxias do Sul, que conta com uma estação do SAMU, bem como o heliponto do hospital Unimed que está a postos para helicópteros de salvamento”, relatou Adiló ao cumprimentar a imprensa no ponto de chegada do Hugo Cantergiani.

O titular de Tráfego, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, e o chefe geral do departamento, Cleberson Babetzki, marcaram presença no aeroporto, auxiliando na triagem de alimentos e doações. Na terça-feira (07), assistimos à aterrissagem de novos aviões trazendo doações de várias partes do país.

Descubra mais: