Comissaria

Postado em

- 2 min read

Aeroporto Heathrow: Franceses e sauditas serão os principais acionistas

img of Aeroporto Heathrow: Franceses e sauditas serão os principais acionistas

O Heathrow, em Londres, que é o aeroporto com maior fluxo na Europa, vai receber dois novos investidores da Arábia Saudita e da França.

O aeroporto de Heathrow, com uma rotatividade anual de 79 milhões de viajantes, é o maior hub de aviação da Europa e é altamente procurado por muitas razões, seja pelas empresas de aviação buscando espaço, pelos varejistas almejando pontos de vendas até por investidores interessados.

O grupo de investimentos da França, Ardian, declarou hoje que firmou um novo pacto para comprar cerca de 22,6% das ações da TopCo, a empresa matriz que regula o Aeroporto de Heathrow, adquirindo a totalidade das partes da Ferrovial S.E. espanhola e de determinados outros investidores da TopCo.

No décimo primeiro mês de 2023, a Ardian divulgou a formalização de um pacto para a compra de 15% da TopCo, pertencente à Ferrovial. Avançando para janeiro de 2024, alguns titulares de ações da TopCo (conhecidos como Acionistas Tagging) escolheram fazer valer seus direitos de acompanhamento sobre papéis que simbolizam 35% do patrimônio líquido da TopCo.

Conforme os termos revisados do contrato, aproximadamente 22,6% serão adquiridos pelos fundos de infraestrutura administrados e orientados pela Ardian, enquanto o Fundo de Investimento Público Soberano da Arábia Saudita comprará cerca de 15,0% da TopCo ao mesmo tempo que outros acionistas, por meio de aquisições distintas.

Ao todo, a aquisição de ações realizada agora equivale a 37,6% do patrimônio do Aeroporto de Heathrow. O Fundo Soberano do Catar vai preservar uma participação de 20%, enquanto diferentes fundos de investimento e pensões originários da Austrália, China, Singapura e Canadá vão reter uma participação por volta de 11% cada um.