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Air Europa registra lucro e receita inéditos em 2023

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Em 2023, a Air Europa alcançou um marco tanto na operação quanto nos aspectos financeiros. Conforme números auditados, a Holding Air Europa e suas empresas subsidiárias registraram uma receita de 2,75 bilhões de euros no referido ano, significando um crescimento de 18,3% comparado ao ano imediatamente anterior e um aumento de 17,9% em relação a 2019, o último ano antes da crise sanitária global.

A companhia apresentou um ganho líquido superior a 165 milhões de euros, em contraste com o valor de 472 mil euros obtido em 2022 e 28 milhões de euros alcançado em 2019, pré pandemia.

Os resultados obtidos pela Air Europa permitiram que efetuasse um pagamento antecipado parcial de um empréstimo bancário de 141 milhões de euros, obtido em 2020, que contou com a garantia e o envolvimento do Instituto de Crédito Oficial (ICO). Ao término do mês passado, a Air Europa concluiu o pagamento de mais de metade deste empréstimo, com planos de quitar o montante restante em agosto.

Os primeiros três meses de 2024 foram marcados pela primeira manifestação fiscal favorável, onde a Air Europa logrou arrecadar 583 milhões de euros através de suas operações, representando um acréscimo de 8,3% comparado com o mesmo intervalo de tempo do ano passado.

No ano de 2023, a disponibilidade de lugares oferecida pela empresa de aviação superou 14,2 milhões de lugares, representando um aumento de 13,7% em relação ao ano de 2022.

Em relação à sua frota, a empresa seguirá expandindo a quantidade de aviões ao longo do ano, incluindo um total de quatro Boeings 787 Dreamliner recém-adquiridos.

A Air Europa tem se esforçado para padronizar sua frota com os designs mais modernos da Boeing nos últimos anos, o que resultou na melhoria das operações e no equilíbrio de rentabilidade, eficiência e qualidade do atendimento. A organização coloca o compromisso com a sustentabilidade como sua prioridade.

No ano de 2023, a Air Europa deu início ao seu programa denominado “Voo 2030”. Esse plano engloba mais de 45 projetos, ambientais, econômicos e sociais, com a meta de atingir um nível autêntico de sustentabilidade em todas as áreas.

A empresa igualmente firmou um contrato com a Iryo, a mais nova prestadora de serviços de trens de alta velocidade da Espanha, com o objetivo de aumentar a quantidade de locais acessíveis na Península Ibérica. Paralelamente, a corporação mantém 20% de seu capital sob controle da rival Iberia (parte do Grupo IAG).