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Airbus ampliará capacidades do A330neo após testes em climas extremos

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A aeronave experimental Airbus A330-900 (com o número de série 1795), registrada como F-WTTN, recentemente realizou um voo para Toluca, México, seguido de uma viagem para La Paz, Bolívia, para conduzir uma série de testes “hot & high” por um período de duas semanas. A capacidade do avião em operar em ambientes aeroportuários de elevada altitude e alta temperatura ficou demonstrada através desses testes.

Contudo, essa representa a ocasião inaugural em que a aeronave especificada, o A330neo, executa operações em aeroportos distantes do nível do mar. Isso é parte do aprimoramento contínuo do envelope de operações da Airbus para o avião. Isso trará benefícios expressivos para aqueles clientes cujas redes necessitam desse tipo de operação.

O principal propósito deste exercício de acreditação é ampliar e autenticar a variedade de aeroportos que o A330neo pode acessar. Anteriormente, o A330neo só recebeu aprovação para funcionar em aeroportos com altitude até 2.438 metros. Contudo, após a confirmação da acreditação, que se espera para o primeiro trimestre de 2025, o avião será capaz de servir aeroportos com altitudes de até 3.810 metros.

Esses lugares compreendem: China e Tibete (como em Lhasa); América Central e do Sul (como em Bogotá, Toluca, Quito e México), além da África (como em Adis Abeba).

Apesar do objetivo central dos testes conduzidos ser medir o rendimento na decolagem e aterrisagem - particularmente devido à redução do impulso do motor com o aumento da altitude, a aeronave executou também voos regionais para analisar a eficácia na elevação e aproximação.

Outras avaliações englobaram inícios múltiplos de motores, análise do funcionamento do sistema, táxi em velocidade reduzida e decolagens canceladas. No contexto dos acionamentos de motores - elemento vital da campanha - os exames contaram com instrumentos especiais para avaliar a pressão do ar durante o início, que seria influenciada pela extensa altitude do aeroporto.

Ao longo da campanha, realizada de 18 a 30 de março, um grupo de aproximadamente 40 especialistas da Airbus se envolveu nas tarefas de planejamento, logística, manutenção, interação local (aeroportos, ATC, licenças, autorizações etc.), suporte aos testes, execução, análise - e obviamente, também no voo. Os primeiros dados recolhidos dos exames demonstram a excelente performance e funcionamento tanto da aeronave quanto dos motores Trent 7000.

O Capitão Franck Busnel, chefe da missão e piloto de testes, sintetiza a campanha da seguinte forma: “Expandindo o escopo de operações do A330neo, que foi um sucesso, conseguimos demonstrar aos operadores, sejam eles atuais ou novos, que o avião alcança a mesma performance do A330ceo em operações de grande altitude, mas com a vantagem de ser muito mais econômico no consumo de combustível.”