Comissaria

Postado em

- 2 min read

Airbus sob pressão para lidar com escassez de peças e recursos humanos

img of Airbus sob pressão para lidar com escassez de peças e recursos humanos

A Airbus, líder global na fabricação de aviões, se depara com uma pressão crescente em sua estratégia de intensificar a produção de aeronaves comerciais, enquanto se esforça para superar persistentes questões de escassez de peças e trabalho, de acordo com informantes da indústria citados pela Reuters.

Não é imediatamente evidente se o retardamento pode comprometer os objetivos globais de distribuição para 2024, considerando que as remessas às vezes são inferiores às decisões de produção em determinados meses. Entretanto, informantes sugerem que a construção de dezenas de aeronaves pode ser postergada na última metade do ano. Várias companhias aéreas podem enfrentar ainda mais atrasos nas entregas individuais - já postergadas em uma média de 1,5 mês.

A Airbus optou por não dar mais detalhes além de reafirmar o objetivo de entregar 800 aeronaves até 2024, conforme anunciado em seus mais recentes balanços trimestrais. Os papéis da companhia sofreram uma queda aproximada de 2% depois da divulgação dessas informações.

A empresa produtora tem planos de ampliar a produção básica de aviões em aproximadamente 50%, chegando a 75 aviões de corredor único mensalmente em 2026. Há previsões de que eventuais atrasos possam ser contornados a fim de alcançar o objetivo de médio prazo, porém, a margem para tais atrasos está se reduzindo.

A Airbus, nos bastidores, conduz encontros mensais para sincronizar a fabricação industrial com a necessidade projetada para os próximos anos. As partes são normalmente requisitadas com antecedência de 12 a 13 meses para aviões de corredor único padrão, tais como o muito desejado A321neo, ou mais para versões que requerem maior personalização. Contudo, o tempo de envio para algumas peças raras, como forjamentos, aumentou mais que o dobro, chegando a dois anos.

As projeções ininterruptas são convertidas em esquemas de produção estáveis para aviões particulares para os próximos três meses, e então, a cada mês são realizadas modificações definitivas.