Comissaria

Postado em

- 2 min read

Alagamento interdita pista de táxi no aeroporto de Porto Alegre

img of Alagamento interdita pista de táxi no aeroporto de Porto Alegre

A situação em Porto Alegre continua a piorar e agora uma seção da pista de táxi no Aeroporto Internacional Salgado Filho foi encerrada devido a inundações. A informação foi atualizada às 18h30 com um novo alerta.

O Comunicado para Aviadores (NOTAM) de código E2633/24 notifica que a faixa de rolamento Kilo (observada na imagem superior à direita com uma vasta região inundada), que possibilita a entrada para o terminal de aviação privada, juntamente com os hangares da Força Policial e da Tropa Militar, está inacessível devido à inundação.

Os aviadores informaram ao AEROIN que a seção anteriormente fechada da taxiway Lima, que conecta a Kilo à Golf, foi liberada para facilitar a movimentação das aeronaves, principalmente aquelas destinadas à segurança pública. No entanto, foi ressaltado que o trânsito só é permitido com a presença de um veículo de escolta (Follow Me) ao lado do avião.

Algumas horas mais tarde, o NOTAM número E2658/24 foi liberado, proibindo totalmente a utilização da taxiway Golf, e consequentemente, impedia qualquer acesso ao pátio sul, englobando o antigo depósito da Varig, que atualmente é da Drayton Aerospace. Os aparelhos aéreos das forças de segurança ainda funcionam a partir dos seus hangares principal, pois realizam voos em baixa altitude (serviço de táxi aéreo).

O vídeo a seguir permite observar a magnitude das inundações na principal cidade de Rio Grande do Sul, devido à transbordamento do Rio Guaíba, bem como a área inundada do aeroporto:

Embora esteja em vigor uma proibição, as atividades de voo comercial no Salgado Filho estão funcionando sem interrupções até o momento em que esta notícia foi publicada (15h00). É sempre aconselhável verificar o status do vôo diretamente com a companhia aérea, e é possível visualizar as atividades do aeroporto em tempo real através da câmera abaixo: