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Alerta a pilotos russos após acidentes: Evite pousos com baixa visibilidade

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De acordo com informações oficiais da Rússia, a equipe a bordo do Antonov An-26 estava em uma tentativa de interromper o pouso no momento em que o avião se acidentou nas proximidades da pista do aeroporto de Utrenny. O incidente aconteceu no dia 14 de junho, durante um voo fretado pela Utair vindo de Sabetta, com 36 passageiros e cinco membros da tripulação a bordo.

Segundo a Rosaviatsia, a agência federal russa que regula o transporte aéreo, o comandante estava ao comando na fase de descida para a pista 19. Conforme relatado por eles, o piloto optou por interromper a aterrissagem por não conseguir estabelecer um contato visual com a pista.

Contudo, ao tentar cancelar o pouso, a velocidade do avião reduziu para aproximadamente 86 nós, fazendo com que o mesmo descesse e entrasse em choque com um terreno coberto de neve, localizado aproximadamente 900 metros distante do começo da pista.

Embora não tenham sido relatadas fatalidades, a Rosaviatsia comunica que diversos passageiros e membros da tripulação tiveram lesões de “diferentes gravidades”. A aeronave (registrada como RA-26662) sofreu danos consideráveis.

A Rosaviatsia indica em um comunicado inicial que o nível inicial das nuvens estava a 70 metros, em comparação com a altura de decisão mínima de 100 metros para a abordagem VOR-DME à pista 19. A visibilidade tinha 1.800 metros, que é superior ao mínimo estabelecido de 1.500 metros.

A entidade reguladora da aviação realçou os resultados de um inquérito prévio, ao incidente de 17 de agosto de 2022 que prejudicou um An-24 durante o pouso no aeroporto Ust-Kut. Em tal situação, a equipa executou uma aproximação em circunstâncias inferiores ao mínimo necessário e optou por aterrissar, mesmo perante um clima desfavorável.

Na sequência do incidente envolvendo o An-26 em Utrenny, a Rosaviatsia solicitou uma ênfase aumentada na decisão de navegação durante as aproximações imprecisas, que incluem a compreensão das diretrizes de aproximação estável e a capacidade de realizar com eficiência uma manobra de volta ao voo.