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Alerta de falha no trem de pouso precedeu avião pousando de nariz

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Pesquisadores da Nigéria divulgaram que os tripulantes de um Boeing MD-82 da Dana Air, que teve um desvio de pista durante a aterrissagem em Lagos, receberam um sinal de problema no trem de pouso frontal durante a aproximação. A tripulação fez um voo rasante sobre o aeroporto para que indivíduos em terra pudessem verificar a circunstância.

Embora a equipe tenha ativado o sistema de aterrissagem e realizado uma lista de verificação de emergência, a luz de alerta no painel de controle continuou ligada, de acordo com dados do Bureau de Investigação de Segurança Nigeriano.

No decorrer do voo, as averiguações dos responsáveis pelo controle de torre indicaram que o conjunto de rodas na parte da frente estava descido (mas não fixado). A equipe operacional do MD-82 continuou com o processo de abortar e realizar um novo pouso, efetuando a aterrisagem na pista 18L.

De acordo com as primeiras conclusões da investigação, o console de comando terrestre não foi ligado de forma autônoma. O piloto, que confirmou que a aterrissagem foi “tranquila”, instigou os dispositivos de frenagem aerodinâmica e a engrenagem reversa, antes de diminuir a inclinação do bico do avião.

Nesta fase, a equipe mencionou ter sentido uma intensa vibração seguida de um grande ruído vindo do compartimento do trem de pouso frontal, conforme o relatório. Quando a velocidade da aeronave diminuiu para 80 nós, o trem de pouso frontal desabou e o piloto ficou sem controle direcional. O avião deslocou-se para a esquerda e saiu da rota da pista.

O avião prosseguiu ao longo de uma trilha gramada, atravessando uma estrada asfaltada e estacionando a aproximadamente 36 metros da linha mediana da pista de decolagem. Os fatores climáticos compreendiam uma corrente de ar de 5 nós procedente do norte, o que se traduziria numa corrente de vento na retaguarda para a pista 18L, e a pista estava alagada.

Quando os motores foram desativados, foi orientado aos viajantes que saíssem pelo portal de serviço dianteiro, por “questões de segurança” vinculadas ao lado da porta principal de acesso. Todos os presentes - uma contagem de 89, contando com seis funcionários de bordo - conseguiram se safar ilesos.

Os pesquisadores declaram que o avião (com registro 5N-BKI), vindo de Abuja no dia 23 de abril, teve avarias na parte frontal da fuselagem inferior, nas portas e nas luzes do trem de aterrissagem dianteiro. Ademais, o escoadouro da cozinha estava danificado e uma antena rompida.