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Alerta IATA: Interferências GPS em aviões ainda 40% acima da média

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DUBAI, Emirados Árabes Unidos - Mesmo depois de uma diminuição recente, a persistência de interrupções nos sistemas de orientação de aeronaves comerciais persiste em alta, representando um obstáculo para a segurança do transporte aéreo, conforme relatado pela IATA.

A origem significativa desta questão é atribuída à Rússia, que emprega recursos militares para “confundir” as informações dos sistemas globais de posicionamento dos EUA (GPS) e Europa (Galileo), estes amplamente usados pelos ucranianos na proteção contra os atacantes russos.

O Irã tem empregado essas estratégias com o objetivo de interferir nas atividades aéreas de Israel em Gaza, Líbano e Síria, que são três de seus parceiros na área.

”Essas interferências representam um desafio considerável para todas as indústrias, que dependem da exatidão dos serviços de geolocalização, incluindo a aviação”, declara Nick Careen, Vice-Presidente sênior da IATA para a Segurança das Operações, durante a 80ª Assembleia Geral Anual da entidade.

Atualmente, a taxa média de intercorrências é de 34 por cada 1.000 voos, entretanto, em maio do ano anterior, esse número aumentou para uma quantidade preocupante de 40 inconvenientes relacionados ao GPS relatados pelos pilotos por cada 1.000 voos.

A sequência cronológica registrada pela IATA indica 24 interrupções para cada 1.000 voos, com um incremento sendo observado principalmente após o segundo trimestre de 2023, especialmente no leste da Europa, perto do conflito Rússia-Ucrânia.

No período de janeiro do ano anterior até março do ano corrente, verificou-se um crescimento de 68,9% em todo o território europeu. Posteriormente, a região do Norte da África e do Oriente Médio evidenciou um acréscimo de 15,4%. A Comunidade dos Estados Independentes, composta por antigas nações pertencentes à URSS, registrou um leve aumento de 7,2% nos casos durante o mesmo intervalo. As demais áreas mundiais apresentaram um crescimento relativamente baixo para essa questão.

É vital para a IATA que as ações sejam alinhadas para reunir e disseminar dados ligados a dificuldades com o GPS, bem como é necessário estabelecer diretrizes para auxiliar pilotos e operadores a gerenciar essa questão sem provocar um aumento notável no perigo à segurança de voo.

Assim, é ressaltada a conservação contínua de sistemas analógicos, como o VOR, por um intervalo de tempo prolongado, servindo como suporte para o GPS, que atualmente é o sistema de navegação aérea predominante, sem levar em conta o tipo de voo efetuado.