Comissaria

Postado em

- 3 min read

American adquire 100 propulsores a hidrogênio para jatos locais

img of American adquire 100 propulsores a hidrogênio para jatos locais

A American Airlines divulgou hoje que firmou um contrato de aquisição condicionado com a ZeroAvia para a obtenção de 100 unidades de motor elétrico a hidrogênio, que serão utilizados para fornecer energia a aviões de trajeto regional e não irão liberar CO2 durante a operação de voo.

Adicionalmente, a empresa de aviação elevou o seu aporte financeiro à produtora, um investimento iniciado em 2022. A ZeroAvia encontra-se na fase de criação de motores elétricos alimentados por hidrogênio (utilizando células de combustível) para uso em aviões comerciais, com a promessa de emitir quase zero poluentes durante o vôo. Há um protótipo em fase de testes para um avião com capacidade para 20 passageiros e o desenho de um motor para aviões de grande porte, como o Bombardier CRJ-700, que é utilizado pela American em algumas rotas regionais.

”Progresso na conversão da aviação comercial para um futuro sustentável com baixa emissão de carbono demanda investimento em tecnologias emergentes, que englobam métodos alternativos de propulsão”, afirmou Robert Isom, diretor executivo da American. “Esta declaração irá fomentar o progresso das tecnologias essenciais para alimentar nossa indústria e manter nossa promessa de transformar a American numa empresa aérea ecologicamente responsável, permitindo-nos continuar servindo os clientes no decorrer dos próximos anos.”

O comprometimento e o aporte financeiro na aquisição de tecnologias de propulsão avançadas auxiliam a American Airlines na ambiciosa meta de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa até 2050. Recentemente, a empresa liderou o processo mais amplo de modernização de frota já visto na história da aviação comercial, proporcionando a ela a frota principal mais recente entre todas as grandes companhias aéreas dos Estados Unidos e aumentando a eficiência no consumo de combustível. A American lidera o setor em investimentos sustentáveis, como evidenciado pela conclusão de um acordo de compra com a Infinium, uma empresa que produz combustível para aviação sustentável de última geração e de baixo teor de carbono, e por se tornar a primeira cliente do revolucionário processo de captura e armazenamento de carbono da Graphyte.

”Ao firmar esse contrato de aquisição e ampliar seu aporte financeiro, a American está dando suporte à nossa causa de inovar para obtenção de propulsão de aeronaves mais limpa, isso é uma grande indicação de que a ZeroAvia está conseguindo implementar nosso plano tecnológico”, afirmou Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia. “As alternativas que podem beneficiar as maiores companhias aéreas estão próximas, e o futuro sustentável da aviação se aproxima.”

Os propulsores elétricos a hidrogênio da ZeroAvia utilizam hidrogênio em pilhas de combustível para produzir eletricidade, a qual é empregada para fazer funcionar os motores elétricos que movimentam as hélices do avião. A única liberação durante o voo é vapor de água de baixa temperatura, e os sistemas elétricos de intensidade reduzida podem proporcionar uma economia de custos considerável.

Por meio do Departamento de Comunicação da American Airlines.