Comissaria

Postado em

- 2 min read

Anac co-moderou conferência sobre segurança aérea nos EUA

img of Anac co-moderou conferência sobre segurança aérea nos EUA

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) comunicou que esteve presente na Conferência de Segurança FAA-EASA, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho, em Washington, nos EUA. Esta conferência congrega líderes, delegados da indústria e oficiais de aviação civil do globo com o objetivo de debater temas ligados à segurança do tráfego aéreo internacional.

No evento deste ano, a ANAC foi solicitada para conduzir duas discussões, a “Aumentando a Eficiência com TSO/ETSOs”, organizada pelo superintendente de Aeronavegabilidade, Roberto Honorato, e “O Futuro da Simulação de Voo para Treinamento”, conduzido pelo superintendente de Normas Operacionais, Bruno Diniz Del Bel.

O grupo representativo da Agência utilizou a conferência como uma oportunidade para consolidar e procurar novas alianças com outras entidades da aviação civil. Consequentemente, foram estabelecidos quatro novos acordos de colaboração.

Assinando o Acordo Técnico (TA-AC) com a entidade de Singapura (CAAS);

Ratificação de um aditivo ao IPA ANAC-FAA;

Firmamento de alteração ao Entendimento Memorando com órgão suíço (FOCA); e

Revisão do Quadro de Termos entre a ANAC e a entidade canadense (TCCA).

Adicionalmente, foram abordados pontos fundamentais de colaboração no processo de certificação de produtos com as autoridades do Japão, China, Emirados Árabes Unidos, União Europeia, Reino Unido e o Certification Management Team (CMT). O CMT é um conjunto composto pela ANAC, Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e Autoridade de Aviação Civil do Canadá (TCCA).

A conferência deste ano abordou temas como as medidas que os órgãos governamentais estão adotando e adaptando seus regulamentos para fazer frente ao futuro sistema de mobilidade aérea avançada, que é focado em soluções para acomodação do tráfego de veículos elétricos com capacidade de decolagem e aterrissagem vertical (Electric Vertical Take-Off and Landing - eVTOLs).

Dados provenientes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)