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Anac emite alerta sobre defeito em trem de pouso da Air Tractor

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No dia 7 de junho de 2024, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sob o código 0001-0/2024, lançou um Alerta de Segurança Operacional (ASO), compartilhando detalhes sobre um incidente que envolveu uma aeronave AT-502B produzida pela Air Tractor.

Ao levantar voo, a mola do trem de pouso principal do lado direito se partiu, levando a pesquisa a determinar que a região afetada estava debilitada por fissuras e corrosões já existentes.

A pesquisa também identificou inconsistências nos documentos de manutenção do avião, sugerindo uma administração imprópria do programa de manutenção. Os documentos mostravam que o Tempo Máximo de Uso (TMU) da mola, de 3.000 horas, assumia um tipo de serviço leve, como estabelecido pela Carta de Serviço nº 104. No entanto, as anotações no Livro de Registro e as peculiaridades da operação indicavam um tipo de serviço de intensidade média, o que diminuiria o TMU da mola para 2.000 horas.

Mesmo que a mola tenha apresentado falhas com somente 610 horas de voo (menos que as 2.000 horas previstas para essa modalidade de operação), a ANAC enfatizou a relevância de um programa de manutenção apropriado.

Nesta perspectiva, o ASO aconselhou a rigorosa observância do plano de manutenção para aeronaves, especificamente no que se refere ao TLV das molas do trem de aterrissagem, conforme definido pela SL #104. Ademais, a Agência ressaltou a importância da SL #334, que, embora não seja mandatória, fornece dados relevantes para uma compreensão, organização e implementação mais efetivas das tarefas de manutenção.

Em última análise, a ANAC aconselhou a análise completa do Relatório Final A-005/CENIPA/2002, acessível no portal do CENIPA, com o objetivo de incentivar a compreensão e implementação de ações de segurança apropriadas para os responsáveis e aviadores de aeronaves.