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Analise russa de aeronave oval para 250 passageiros por pesquisadores
Especialistas russos estão estudando variados modelos para um possível avião de longa distância com capacidade para 220 a 250 passageiros, que poderia possuir uma estrutura de fuselagem oval e uma asa integrada. Esta investigação é inserida no contexto de um projeto chamado Integral-MS, que considera estruturas de design para um futuro avião que maximizaria o espaço interno e diminuiria o uso de combustível.
O Instituto Central de Aerohidrodinâmica de Moscou comunica que um avião precisaria ter uma capacidade de voo de 4.300 a 4.900 milhas marítimas (8.000 a 9.000km). Eles estão analisando três possíveis alternativas. A primeira, classificada como MS-1, se baseia em um design tradicional com uma seção da fuselagem de forma circular. Contudo, as outras opções, MS-2 e MS-3, propõe uma fuselagem de formato oval, com a MS-3 apresentando uma interface mais coesa entre as estruturas da asa e da fuselagem.
”Essa estratégia [MS-3] incrementará a performance aerodinâmica e as características de aguentar cargas a pequenas velocidades, possibilitando a diminuição necessária do tamanho da pista”, expressa o instituto. “Empregar uma carcaça de formato ovalado resultará na diminuição do uso de combustível e ampliará a área disponível para passageiros, elevando consequentemente o conforto durante o voo”. O instituto ainda destaca que o projeto proporcionará um aumento na capacidade de carregamento no seu deck inferior.
A organização alega que essas configurações alternativas “ainda não foram devidamente pesquisadas” e requerem um exame minucioso. Está avaliando os três designs distintos com base em um modelo unificado, em um túnel de vento de velocidade reduzida, interpretando o comportamento do ângulo de incidência e do deslizamento aproximadamente a 100kt.
”Os experimentos resultaram na descoberta das propriedades aerodinâmicas de todas as três configurações”, afirma a entidade. “Isso envolve a identificação da efetividade dos elevadores e do leme, além do impacto da cauda e das naceles do motor”. Seu estudo revelou que a configuração MS-3 não apresenta “variações significativas em aerodinâmica” em comparação ao design padrão em baixas velocidades, mas possui qualidades de carga “mais positivas”. A entidade planeja testar a performance de voo de cruzeiro, empregando um túnel de vento transônico.