Comissaria

Postado em

- 2 min read

Analise russa de aeronave oval para 250 passageiros por pesquisadores

img of Analise russa de aeronave oval para 250 passageiros por pesquisadores

Especialistas russos estão estudando variados modelos para um possível avião de longa distância com capacidade para 220 a 250 passageiros, que poderia possuir uma estrutura de fuselagem oval e uma asa integrada. Esta investigação é inserida no contexto de um projeto chamado Integral-MS, que considera estruturas de design para um futuro avião que maximizaria o espaço interno e diminuiria o uso de combustível.

O Instituto Central de Aerohidrodinâmica de Moscou comunica que um avião precisaria ter uma capacidade de voo de 4.300 a 4.900 milhas marítimas (8.000 a 9.000km). Eles estão analisando três possíveis alternativas. A primeira, classificada como MS-1, se baseia em um design tradicional com uma seção da fuselagem de forma circular. Contudo, as outras opções, MS-2 e MS-3, propõe uma fuselagem de formato oval, com a MS-3 apresentando uma interface mais coesa entre as estruturas da asa e da fuselagem.

”Essa estratégia [MS-3] incrementará a performance aerodinâmica e as características de aguentar cargas a pequenas velocidades, possibilitando a diminuição necessária do tamanho da pista”, expressa o instituto. “Empregar uma carcaça de formato ovalado resultará na diminuição do uso de combustível e ampliará a área disponível para passageiros, elevando consequentemente o conforto durante o voo”. O instituto ainda destaca que o projeto proporcionará um aumento na capacidade de carregamento no seu deck inferior.

A organização alega que essas configurações alternativas “ainda não foram devidamente pesquisadas” e requerem um exame minucioso. Está avaliando os três designs distintos com base em um modelo unificado, em um túnel de vento de velocidade reduzida, interpretando o comportamento do ângulo de incidência e do deslizamento aproximadamente a 100kt.

”Os experimentos resultaram na descoberta das propriedades aerodinâmicas de todas as três configurações”, afirma a entidade. “Isso envolve a identificação da efetividade dos elevadores e do leme, além do impacto da cauda e das naceles do motor”. Seu estudo revelou que a configuração MS-3 não apresenta “variações significativas em aerodinâmica” em comparação ao design padrão em baixas velocidades, mas possui qualidades de carga “mais positivas”. A entidade planeja testar a performance de voo de cruzeiro, empregando um túnel de vento transônico.