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Antiga soviética se tornará nova proprietária do Embraer KC-390

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O Embraer KC-390 está prestes a alcançar outra nação, nesta ocasião uma que é pouco familiar para os brasileiros, e que é uma ex-república soviética localizada na Ásia Central, o Uzbequistão.

O Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações - Cofig, uma divisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em seu encontro regular em 25 de abril, aprovou um pedido para cobrir o Seguro de Crédito à Exportação, suportado pelo Fundo de Garantia à Exportação, para transações de exportação de aeronaves da Embraer para os Estados Unidos e Uzbequistão.

De acordo com as autoridades, “a utilização do SCE, um instrumento administrado pelo MDIC, assegura um padrão de segurança mais elevado para os exportadores do Brasil, estimula a criação de empregos, a geração de renda e impulsiona o avanço tecnológico em nossa nação”.

A notícia inicial de que os aviões em questão eram KC-390 foi disseminada pelo comunicador Roberto Caiafa, e ratificada pelo AEROIN, que obteve a oportunidade de examinar o registro do encontro do Cofig.

Ela confirma a aprovação do seguro de crédito através do Fundo de Financiamento para Compra de Maquinário e Equipamentos Industriais, conhecido como FINAME, que é uma entidade federal vinculada ao BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A Embraer, em diversas ocasiões, empregou o BNDES para apoio financeiro em suas transações, tanto para consumidores do setor civil quanto para o militar, proporcionando condições de compra mais beneficial para os seus compradores.

A autorização foi concedida para a exportação de dois aviões KC-390 (C-930 Millennium) para o Uzbequistão, que inclui um conjunto de serviços e peças de reposição. Atualmente, o país da Ásia Central, que obteve a sua independência da União Soviética em 1991, utiliza as aeronaves Antonov An-12, An-26 e Ilyushin IL-76 na sua frota aérea, destinadas ao transporte de mercadorias e pessoas.

O Embraer KC-390 tem a expectativa de tomar o lugar do Antonov An-12, um quadrimotor turboélice, mas com uma habilidade ampliada, visto que este jato do Brasil pode carregar mais 6 toneladas de carga ou um adicional de 20 militares a bordo.

Outra característica distintiva é a habilidade de reabastecimento aéreo que será instaurada na Força Aérea do Uzbequistão. Atualmente, os aviões Il-76 do país não contam com equipamentos de sondas e mangueiras para reabastecimento durante o voo, mas em breve, com o KC-390, poderão abastecer em pleno voo os caças MiG-29 Fulcrum e Sukhoi Su-27 Flanker. Estes serão, inclusive, os primeiros caças não pertencentes à OTAN a serem reabastecidos por uma aeronave brasileira.

O AEROIN teve acesso a um documento que inclui uma permissão de exportação, ajustada de maneira similar através do BNDES, para a comercialização de 32 aeronaves comerciais Embraer E175-E1, destinadas aos EUA. Devido à natureza sigilosa de algumas informações no documento, ainda não se pode confirmar quem será o comprador, podendo se referir a um pedido já existente, como o da American Airlines, ou a uma compra a ser declarada, ou até uma aquisição por meio de leasing.