Comissaria

Postado em

- 2 min read

Antonov 124 coleta carga industrial no Brasil: saiba o segmento

img of Antonov 124 coleta carga industrial no Brasil: saiba o segmento

No sábado passado, 15 de junho, o Antonov An-124 Ruslan, a maior aeronave de carga do planeta, fez uma aparição especial no Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), realizando uma operação distinta de transporte de mercadorias.

Conforme relatado pelo AEROIN, esse tipo de aeronave geralmente é escolhido para levar cargas de tamanho maior do que as capacidades de carga de outros aviões comerciais, uma vez que o AN-124 tem a capacidade de abrir totalmente sua seção dianteira.

No procedimento realizado no fim de semana, aconteceu que o avião transportou uma carga de somente 31 toneladas, que, devido a esse peso, poderia ser transportada sem problemas por outros tipos de aeronaves. No entanto, possuía um formato não convencional.

Conforme divulgado pela empresa Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), responsável pela gestão do aeroporto, o carregamento vem de uma fábrica de celulose. A foto do processo de embarque, que acompanha este texto, destaca o tamanho considerável da carga.

A execução e o encolhimento do vôo foram conduzidos pelo Agente de Carga Logwin Air + Ocean Brazil Ltda. Por causa das dimensões e massa da carga, foi necessário utilizar um guindaste para apoiar a ação de remoção da carga do caminhão e seu posterior carregamento no avião. Essa atividade foi qualificada como bem-sucedida pela equipe de Viracopos.

O voo de grande porte alçou voo na manhã de domingo, 16 de junho, às 03h20, rumo a Concepción, Chile, com uma parada programada em Buenos Aires, Argentina.

O Antonov An-124 Ruslan, um cargueiro produzido pelo Antonov Design Bureau durante o período soviético, na região que atualmente corresponde à Ucrânia, deteve o título de maior aeronave mundial por um período de seis anos, até 1988. Neste ano, foi ultrapassado pelo gigantesco Antonov AN-225 Mriya. Contudo, em 2022, o único modelo do Mriya foi devastado durante o conflito ucraniano.

Dados providos pela ABV.