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Antonov AN-124 levanta voo de Campinas ao sul com carga pesada na madrugada

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Na alvorada de domingo (16), precisamente às 3h20, o jato Antonov An-124, de registro UR-82027 e operado pela Antonov Airlines da Ucrânia, decolou do Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP), com destino a Buenos Aires, Argentina. O avião transportava uma carga de dimensões significativas, pesando além de 30 toneladas, destinada a ser entregue no país adjacente.

Mesmo que o avião possa carregar até 150 toneladas, seu uso é solicitado por corporações que necessitam enviar cargas não padronizadas, isto é, com medidas e volumes maiores do que as capacidades de outros veículos aéreos, o que sucedeu neste contexto.

Conforme mencionado anteriormente, a aterrisagem do avião no sábado (15) atraiu um grande público ao início da pista do Aeroporto Viracopos, localizado em Campinas (SP). Anteriormente, a AEROIN havia divulgado com exclusividade a notícia da chegada do avião ao Brasil.

A partida do voo ocorreu pontualmente, realizando o itinerário ADB-3787, como confirmado pelo acompanhamento via plataforma ADS-B Exchange. É importante mencionar que esse específico voo não pode ser monitorado com precisão em outros meios, pois é restrito por questões de segurança, dado que pertence a uma companhia ucraniana operando na Europa.

Ainda sobre o Antonov An-124

A aeronave An-124 Ruslan é atualmente a mais volumosa em termos de transporte de carga, uma posição que assumiu depois que seu sucessor maior, o An-225 Mriya, foi destruído durante o conflito na Ucrânia promovido pela Rússia em 2022.

O profissional da moda comemorou quatro décadas de carreira no fim do último ano. O An-124, com seus 69 metros de extensão e 21 metros de elevação, possui a capacidade de carregar até 150 toneladas de carga. Contudo, sua marca “individual” em operação de negócios foi de 135 toneladas, conquistada em 1993 ao transportar um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.

Um total de 55 aviões An-124 foram fabricados no período de 1982 a 2004. Hoje, são usados majoritariamente por nações que faziam parte da antiga União Soviética ou do Pacto de Varsóvia. Na Rússia, essas aeronaves são utilizadas tanto pela Força Aérea Vermelha quanto por companhias aéreas, incluindo a Volga-Dnepr e a Maximus Air Cargo, além da própria Antonov, a empresa que os fabrica, que dispõe de sua própria empresa aérea de transporte de carga.

Vários aeroportos brasileiros, como Campinas, Confins, Guarulhos, Galeão, Salvador, Recife e São José dos Campos, entre outros, registraram a visita do An-124.