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Aproximação perigosa: aviões ficam a 45m por erro de controlador

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Especialistas do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) atribuíram uma quase colisão no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, em fevereiro do ano anterior, onde duas aeronaves estiveram a aproximadamente 45 metros de um acidente, a equívocos realizados por um controlador de tráfego aéreo e à “ausência de tecnologia de segurança essencial” no ambiente.

O evento que aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2023 envolveu um 767-300 da FedEx que sobrepassou um Boeing 737-700 da Southwest Airlines, tendo sido compelido a realizar uma manobra de arremetida após a aeronave de menor porte ter obtido permissão para decolar na mesma pista onde estava aterrissando. As condições climáticas daquela manhã apresentavam sinais de neblina.

Consequentemente, o NTSB apelou à Administração Federal de Aviação (FAA) para implementar tecnologia de monitoramento terrestre em todos os aeroportos principais dos EUA que operam com aeronaves comerciais de grande porte.

Em uma sessão em 6 de junho em Washington, o NTSB confirmou que o erro de um gerente de tráfego aéreo em rastrear a localização do jato da Southwest - que estava manobrando pouco antes - resultou diretamente no evento em Austin. O NTSB divulgou uma reconstituição do acidente sério, que pode ser vista abaixo.

Quando o episódio ocorreu aproximadamente às 6h40, no aeroporto, a visibilidade era limitada a apenas 0,40 km (0,25 milhas) por causa de uma neblina espessa, o que obstruiu a visão do controlador sobre a aeronave da Southwest (registrada como N7827A) ao se movimentar para a pista de decolagem. Simultaneamente, o avião da FedEx (N297FE) estava em um momento de aproximação final.

O NTSB registrou que os aviadores da Southwest pediram aprovação para iniciar o voo estando ainda a 168 metros de distância do começo da faixa de decolagem. O operador de tráfego aéreo concedeu tal permissão baseado em um equívoco de que o 737 encontrava-se já na posição de espera, preparado para a saída - situação a qual o NTSB se refere como “preconceito de antecipação”.

Portanto, o administrador experimentou um “paradigma mental impreciso” da posição do 737, além de uma “percepção situacional insuficiente”, e também falhou em confirmar a localização da aeronave com seus pilotos, conforme informado pelo Conselho.

Os aviadores da Southwest, ao chegar ao início da pista, não partiram diretamente para a decolagem. Ao contrário, sem informar a torre de controle, eles interromperam o movimento do avião por 19 segundos para ativarem os motores, uma necessidade ao operar o sistema anti-congelamento. Durante esse período, o 767 da FedEx estava a 33 segundos de atravessar o frontispício da pista.

O NTSB afirma que os aviadores da Southwest deveriam ter comunicado ao controlador a intenção de efetuar uma parada antes da decolagem.

Quando o 737 da Southwest iniciou o movimento para a partida, a distância entre os dois aviões “prosseguiu diminuindo até que a equipe de vôo da FedEx percebeu a silhueta do Southwest através da neblina e solicitou a execução do procedimento de arremetida”, revela Michael Hoff, investigador da NTSB encarregado do inquérito.

Os estudos revelaram que, na sua menor proximidade, as duas aeronaves se posicionaram a somente 45 metros de separação.

”O cenário poderia ter sido desastroso se não fosse pela intervenção do time da FedEx,” comenta Jennifer Homendy, líder do NTSB. “Estou verdadeiramente convencida de que a notável comunicação entre os comandantes preservou a existência de 138 indivíduos.”

O avião da FedEx realizou um giro antes de realizar um pouso seguro em Austin, simultaneamente, a aeronave da Southwest efetuou a decolagem, concluindo sua jornada para Cancún sem problemas adicionais.

O NTSB enfatiza que o incidente quase ocorrido poderia ter sido impedido caso Austin estivesse equipado com uma tecnologia de monitoramento de superfície, que apresentaria aos controladores a posição das aeronaves em terra. Adicionalmente, o Conselho sugeriu uma capacitação mais rigorosa para os controladores aéreos e chamadas de atenção dos pilotos aos controladores quando precisarem de tempo adicional na pista antes de decolar.