Comissaria

Postado em

- 3 min read

Argentinas Airlines recebe 10º 737 max com pintura ucraniana

img of Argentinas Airlines recebe 10º 737 max com pintura ucraniana

Depois de um intervalo de sete meses, a empresa de aviação Aerolíneas Argentinas acolheu um novo Boeing 737 MAX 8, catalogado como LV-KIT, marcando a décima aeronave deste tipo na frota da empresa.

Adicionalmente, esta é a primeira de três aeronaves inicialmente destinadas à Ukraine International Airlines (UIA) que serão agora apropriadas pela empresa aérea governamental argentina. Em consequência, a aeronave apresenta marcas da coloração representativa da companhia ucraniana.

O LV-KIT pousou no Aeroporto Internacional de Ezeiza, localizado em Buenos Aires, Argentina, às 21h06 de sexta-feira, 17, depois de um percurso aéreo de 8 horas e 24 minutos originado de Miami (MIA), uma parada intermediária após sua decolagem do campo da Boeing em Seattle (BFI).

Durante a metade de março de 2023, a companhia aérea argentina, Aerolíneas Argentinas, reservou os números de registro para três aeronaves Boeing 737 MAX (LV-KIT, -KIU e -KIV). Eventualmente, descobriu-se que tais aviões haviam sido planejados originalmente para a Ukraine International Airlines. No entanto, devido ao conflito russo na Ucrânia, a UIA ficou impedida de recebê-los.

Os modelos Boeing 737 MAX são locados mediante um contrato com a ICBC Aircraft e produzidos no ano de 2019. As antigas inscrições ucranianas dessas aeronaves seriam UR-MXC, UR-MXB e UR-MXA, conforme relatado pela Aviacionline.

A Aerolíneas Argentinas irá adquirir quatro 737 MAX diretamente do produtor, uma vez que os seguintes são parte do pedido original feito durante o período administrativo de Isela Costantini, após os aviões de origem “ucraniana”. Conforme indicado por Pablo Ceriani, antigo diretor executivo da Aerolíneas Argentinas, estava planejado que, entre 2024 e 2025, a empresa pública possuiria 17 MAX em seu conjunto de aeronaves.

A empresa Aerolíneas Argentinas, neste momento, tem no seu funcionamento mais nove aeronaves do modelo Boeing 737-8 (LV-HKV, -HKW, -HKU, -GVE, -GVD, -KEI, -KEJ, -KKD e -KKE), as quais executam percursos internos e regionais, abrangendo um dos trajetos futuros mais extensos para este tipo de avião.

Conforme a Cirium, a conexão entre Córdoba e Punta Cana (PUJ), localizada na República Dominicana, com inauguração prevista para setembro de 2024, se posicionará como a décima primeira maior distância percorrida pelo 737 MAX.

A companhia utiliza estas aeronaves em sua maior parte para viagens internacionais regionais, que englobam cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, além de Santiago do Chile e Lima, e ocasionalmente até Assunção e Montevidéu.

Na Argentina, a companhia aérea Aerolíneas planeja usar o 737 MAX para a maior parte das rotas domésticas, que incluem as dez cidades mais importantes: Ushuaia, El Calafate, Bariloche, Neuquén, Iguazú, Córdoba, Mendoza, San Martín de los Andes, Río Grande e Tucumán.