Comissaria

Postado em

- 2 min read

Associações cooperam para melhorar sustentabilidade em aeroportos do Brasil

img of Associações cooperam para melhorar sustentabilidade em aeroportos do Brasil

Na passada quinta-feira (6), a ACI-LAC - Associação Global de Aeroportos para a América Latina e o Caribe, se comprometeu com a Agência Brasileira de Aviação (Anac) e a ABR Aeroportos do Brasil, para firmar uma compreensão mútua (MoU). Este compromisso foi feito com o objetivo de promover a partilha de conhecimento técnico, experiências, dados e informações para a evolução sustentável da indústria aeronáutica civil.

O documento foi assinado em Brasília, no decorrer da quinta edição do evento Aviação Sustentável, organizado pela Anac.

O pacto estipula a troca imediata de dados e informações entre os organismos para concretizar iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental, desenvolvidas pelos aeroportos brasileiros que possuem certificação ACI-LAC no Brasil.

A meta é planejar colaborativamente atividades e recursos de suporte e formação para aeroportos, a fim de promover a utilização das mais efetivas técnicas de administração e de preservação ambiental, tais como a instalação de tecnologias sustentáveis. Essas ações possibilitarão alcançar o objetivo setorial de eliminar completamente as emissões líquidas de carbono diretamente geradas pelos aeroportos até o ano de 2050.

O Memorando de Entendimento foi assinado por Filipe Reis, assessor sênior da ACI-LAC em questões aeroportuárias, Tiago Pereira, presidente do conselho da Anac, e Fábio Carvalho, diretor executivo da ABR Aeroportos do Brasil.

”É uma satisfação poder colaborar com a Anac e ABR na jornada de tornar os aeroportos brasileiros mais ecológicos e perceber que estes colaboradores, além dos nossos membros, estão realmente empenhados na missão de atingir a meta Net Zero. Temos consciência de que este é um enorme desafio e a ACI-LAC tem muito a oferecer com base no conhecimento e experiências adquiridos ao longo dos anos”, declarou Filipe Reis.

Aeroportos no Brasil que receberam certificação da ACI-LAC.

O órgão global, Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), executa o exclusivo sistema global de certificação para o controle das emissões de carbono em aeroportos, denominado Programa Airport Carbon Accreditation. Este programa analisa e louva as iniciativas dos aeroportos em administrar e diminuir as suas emissões através de seis categorias de certificação.

No Brasil, existem 8 terminais aéreos que obtiveram a acreditação do programa ACA. Esses incluem o Aeroporto Santos Dumont (grau 1 - “Mapeamento”); Aeroporto Internacional de Florianópolis, Aeroporto Internacional de Vitória, Aeroporto de Macaé e Aeroporto Internacional de Brasília (grau 2 - “Redução”); Aeroporto Internacional de Salvador e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (grau 3 - “Otimização”); e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (grau 3+ - “Neutralidade”).

Dados fornecidos pela ACI-LAC.