Comissaria

Postado em

- 2 min read

ATR 72 libera fumaça ao aterrissar em Pernambuco no domingo

img of ATR 72 libera fumaça ao aterrissar em Pernambuco no domingo

Uma situação destacou-se durante o aterrisagem numa tarde domingueira, 23 de junho, a qual uma aeronave ATR 72 de traslado de pessoas alcançou um terminal aéreo situado na região mais afastada do estado de Pernambuco.

A aeronave concernente foi a que possuía a inscrição PR-YXC, um ATR 72-600 operado pela Azul Linhas Aéreas. Sua decolagem de Recife ocorreu às 12h29, no voo AD-6105, chegando ao seu destino às 13h04 por meio da pista 13 do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru (PE). Foi neste momento que uma considerável emissão de fumaça na pista foi notada.

O vídeo que está circulando na internet, criado por Bruno Lima, evidencia o incidente. Observe a emissão de fumaça, logo após o avião surgir nas filmagens:

A suposição inicial é que um dos pneus do avião teria se rompido durante o aterrissagem, causando a emissão de fumaça provocada pela queima do material de borracha. No entanto, ainda não existem dados confirmados que atestem se essa foi de fato a causa.

O ATR ficou em Caruaru por quase duas horas, até às 14h57, antes de voar novamente para Recife, no voo AD-6106. Normalmente, o período de tempo no solo para esta operação é de pouco mais de 30 minutos, o que indica que provavelmente os técnicos da Azul executaram alguma ação, seja ela uma inspeção simples ou uma manutenção, caso alguma peça tenha precisado de reparo ou substituição.

Os aviadores do PR-YXC haviam conduzido um procedimento de go-around durante a primeira tentativa de pouso na pista 31 de Caruaru, para posteriormente recorrerem à segunda tentativa de pouso na pista 13, em razão das condições do vento na área. Contudo, é impossível estabelecer qualquer vinculação entre essa circunstância e o incidente, até que uma apuração seja feita para determinar as possíveis causas.