Comissaria

Postado em

- 5 min read

Atuação destacada da Força Aérea em resgates em inundação no RS

img of Atuação destacada da Força Aérea em resgates em inundação no RS

A Aeronáutica brasileira tem desempenhado múltiplos papéis no auxílio aos atingidos pela inundação no Rio Grande do Sul. Tais atividades começaram na terça-feira passada (30), incluindo socorro a indivíduos isolados e expandem-se para assistência médica, deslocamento de grupos de salvamento e suprimentos, iniciativa de coleção de doações, gestão de recursos aéreos, entre outras.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está a utilizar 12 aviões, com mais de 1300 militares e 90 veículos. As operações são realizadas a partir das Bases Aéreas de Santa Maria (BASM), Canoas (BACO) e Florianópolis (BAFL).

Na quarta-feira (01), as tarefas foram realizadas nas regiões de Santa Maria, Itaara, Agudo e Restinga Seca. A ação é em colaboração com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Aqueles que são resgatados são inicialmente atendidos no Grupo de Saúde da BASM, onde ocorre a identificação, triagem, liberações, se necessário, ou direcionamentos para assistência médica em hospitais da região, em parceria com o SAMU de Santa Maria.

Na última quinta-feira (02), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o resgate de uma criança de 2 anos, que necessitava urgentemente de transferência hospitalar e estava num hospital em Faxinal do Soturno (RS), uma cidade também impactada pelas chuvas. O transporte foi feito através de um helicóptero H-60L Black Hawk pertencente ao Esquadrão Pantera, que aterrissou na Base Aérea de Santa Maria (BASM). A partir de lá, a criança foi levada para um centro médico de excelência, equipado com cuidados intensivos avançados para proporcionar a melhor assistência médica possível.

No dia 03 (sexta-feira), a Força Aérea Brasileira realizou o transporte de quatro grávidas e um indivíduo com câncer, que estavam na zona rural de Agudo (RS). O voo foi realizado em um helicóptero H-60L Black Hawk, operado pelo Esquadrão Pantera e o pouso ocorreu na Base Aérea de Santa Maria pela manhã. Posteriormente, os indivíduos foram direcionados para unidades de saúde locais para serem submetidos a atendimento clínico especializado.

Na noite de sábado (04), uma nova aeronave H-60L Black Hawk, pertencente ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv) – Esquadrão Pelicano, foi encarregada de realizar o resgate de 147 indivíduos confinados em uma igreja em Guaíba (RS). Utilizando um guincho, o helicóptero da Força Aérea Brasileira efetuou a inserção de seis militares da Polícia, membros do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar do RS, no topo da igreja.

A ação foi efetuada durante a noite e sob condições chuvosas, com a equipe da FAB utilizando óculos de visão noturna (conhecidos em inglês como Night Vision Goggles - NVG). Devido aos requisitos de segurança para a evacuação das vítimas, a remoção foi organizada via barcos, até um ponto seguro mais próximo em terra firme.

Os aparelhos de visualização noturna ampliam significativamente a eficiência operacional, auxiliando em missões em diversos ambientes, elevando a segurança aérea e melhorando a utilização de recursos aéreos em situações de visibilidade reduzida.

No último sábado, um avião C-98 Caravan pertencente à Base Aérea de Santa Maria foi mobilizado para transferir três pacientes grávidas de alto risco, que estavam sob cuidados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A superlotação da UTI Neonatal no HUSM exigiu a realocação dessas pacientes para um hospital alternativo localizado em Ijuí (RS). As pacientes foram transportadas de ambulância até a Base Aérea de Santa Maria (BASM), onde a aeronave estava pronta para decolar, o que aconteceu por volta das 19h10.

No último domingo (05), uma aeronave H-60L Black Hawk pertencente ao Esquadrão Pantera executou uma tarefa de Evacuação Aeromédica (EVAM), levando uma garota de 13 anos, que se encontrava em tratamento em um hospital de Cachoeira do Sul, para a Base Aérea de Santa Maria. A jovem apresentava uma hemorragia cerebral e demandava ventilação mecânica. Devido à sua condição de saúde alarmante, a necessidade emergencial de ser transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) se fez presente.

Na noite do último domingo, a Força Aérea Brasileira foi acionada para socorrer 17 indivíduos afetados pelas inundações na área de Agudo (RS). Os indivíduos socorridos foram transportados para um local seguro e seco. Uma segunda operação foi iniciada para o mesmo local, com o propósito de auxiliar mais pessoas afetadas, além de fornecer alimentos e água para aqueles que decidiram permanecer no local, apesar da situação.

Na última segunda-feira (06), outras 52 indivíduos foram salvas graças às aeronaves da FAB. Através da iniciativa Comando Conjunto, mobilizada pelas Forças Armadas, o número de resgates já superou a marca de 46 mil.

Nesta terça-feira (07), um avião VC-99 da Força Aérea Brasileira efetuou um serviço de Unidade de Terapia Intensiva Aérea da Estação Aérea de Santa Maria para a Estação Aérea de Canoas. A aeronave levou um bebê recém-nascido que estava recebendo cuidados médicos no Hospital Universitário de Santa Maria para tratamento em um hospital de especialidades em Porto Alegre.

Ainda na terça-feira à tarde, a FAB realizou o resgate de habitantes da região de Mathias Velho, em Canoas (RS), e os levou para o espaço da Universidade Luterana do Brasil, que está prestando assistência a alguns dos impactados pelas precipitações.