Comissaria

Postado em

- 3 min read

Aviões governamentais de SC transportam medula óssea para enfermo no RS

img of Aviões governamentais de SC transportam medula óssea para enfermo no RS

No contexto da calamidade que afeta o Rio Grande do Sul, para realizar com êxito um transplante de medula óssea, que incluiu um paciente local em espera de compatibilidade e um doador no Canadá, o Governo de Santa Catarina disponibilizou o auxílio necessário, compreendendo a coordenação logística da SC Transplantes e a organização do transporte aéreo.

Nesta terça-feira (7), o governador Jorginho Mello esteve presente no hangar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), localizado em Florianópolis, para supervisionar o começo do trânsito da medula óssea doada ao estado gaúcho.

”Estou completamente certo de que esta é outra valiosa contribuição de Santa Catarina para nossos vizinhos. O transporte é delicado, portanto estamos prestando todo o apoio e cuidado que este processo exige. A meta é assegurar que o transporte da medula ocorra de forma segura, possibilitando a esperança de um novo futuro ao paciente que aguarda o transplante. Não estamos poupando esforços para auxiliar o estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Um especialista em Saúde de São Paulo observou no estrangeiro o processo de extração da medula e encaminhou a doação ao Brasil em uma viagem aérea regular. Ao aterrissar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no começo da tarde, a medula óssea foi levada no veículo da SC Transplantes até o hangara do CBMSC.

O Grand Caravan Cessna 208B (Arcanjo 04), registrado como PR-IAL, sob a jurisdição da Secretaria de Saúde Estadual, teve a tarefa de transportar a medula para a estação aérea de Canoas localizada no Rio Grande do Sul, onde já se encontrava à espera.

A medula partiu de Canoas, transportada pelo Águia da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) até o Regimento de Cavalaria do Exército, localizado em Porto Alegre. A responsabilidade de enviar para o Hospital das Clínicas, local onde se encontra o destinatário, foi atribuída ao dito Regimento.

Joel de Andrade, o Gestor Estadual de Transplante SC, informou que um doador adequado foi descoberto através de uma pesquisa global. “O transplante de medula óssea pode ser realizado de diversas formas. Neste caso, é um transplante alogênico, onde as células-tronco são obtidas do doador. Inicialmente, a busca foi feita em nosso próprio país. No entanto, como nenhum doador foi encontrado, a busca por um compatível ocorreu nos registros internacionais. Este doador foi localizado e a coleta realizada. Depois disso, uma entidade responsável transporta a medula para o hospital determinado”, explicou o gestor, enfatizando o esforço de Santa Catarina para o transporte e a demonstração de solidariedade.

A iniciativa contou com a presença do governante Jorginho Mello, do gestor dos SC Transplantes, Joel de Andrade, bem como do secretário assistente estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva, do secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, além do secretário estadual de Comunicação, João Paulo Vieira.

Para saber mais: