Comissaria

Postado em

- 2 min read

Avião da Azul faz decolagem baixa em Congonhas; Cenipa descarta investigação

img of Avião da Azul faz decolagem baixa em Congonhas; Cenipa descarta investigação

Ao término de maio, um filmagem obteve destaque na imprensa ao exibir um levante atípico em Congonhas, com a aeronave Embraer E190-E1 pertencente à Azul Linhas Aéreas, de registro PR-AXX, deixando o solo somente nos metros finais da reduzida pista do aeroporto de São Paulo.

O quadro se destaca ao exibir o avião transgredindo a marcação terrestre que sinaliza o início da pista em uma altitude extremamente reduzida, em uma maneira de levantamento voo que se desvia do que normalmente se observa em Congonhas, um aeroporto sensível, localizado no centro da cidade mais populosa do país e rodeado por edifícios.

Atualmente, o CENIPA, entidade da Força Aérea encarregada das averiguações de ocorrências e desastres aéreos, aprovou a inclusão do caso em seu sistema, categorizando-o como “Incidente”. Essa categorização confirma a perspectiva de muitos pilotos, que concluíram que o procedimento de decolagem não seguiu as normas usuais.

Conforme anotado no banco de dados do CENIPA, que registra os incidentes, “O avião partiu do Aeroporto de Congonhas - Deputado Freitas Nobre (SBSP), em São Paulo, SP, com rota marcada para o Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro, RJ, para a execução de um voo comercial regular. Ao longo da corrida para decolagem, o avião decolou adiantado em relação ao ponto usual. O restante do voo prosseguiu sem outras ocorrências anormais”.

Adicionalmente, a entidade notifica no sistema que não iniciará uma sondagem para examinar os elementos que ocasionaram tal circunstância. A resolução está de acordo com o critério da instituição. As fotos a seguir foram obtidas através do canal Golf Oscar Romeo, no Youtube, e exibem o instante preciso do ocorrido.