Comissaria

Postado em

- 2 min read

Avião da FAB encalha em gramado na Base Aérea de Canoas

img of Avião da FAB encalha em gramado na Base Aérea de Canoas

Um Airbus A330 pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), que prestou auxílio aos afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul, acabou com o equipamento de aterrissagem frontal preso.

O avião em questão é o A330-200, conhecido como KC-30 na FAB, sob o registro 2902, que teve seu trem de pouso atascado na grama na Base Aérea de Canoas, ou BACO, que é o principal ponto de operações de salvamento e assistência no desastre das cidades de Rio Grande do Sul.

Até agora, ainda não se sabe em que condições o avião acabou com a roda do trem dianteiro na grama, no entanto, a aeronave aterrissou na BACO no dia 13 de maio, vindo do Galeão, carregada com toneladas de provisões.

Posteriormente, a aeronave só retomou o voo no dia 15, realizando a decolagem logo ao raiar do dia com destino ao Aeroporto de Viracopos, situado em Campinas. A mesma ficou alocada no hangar da Azul, companhia responsável pela manutenção dos dois KC-30 pertencentes à FAB.

Esse voo em particular ocorreu com a aeronave mantendo-se no nível de voo 230 (7.000 metros), diferentemente dos voos que precederam e foram realizados no nível 400 (12.000 metros). Tal altitude reduzida pode sugerir um possível limite operacional associado à manutenção.

A outra aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, registrada sob o número 2901, estava passando por reparos na Azul e agora já retomou suas operações, tendo inclusive levado o Presidente Lula e a Primeira-Dama Janja em uma visita feita na quarta-feira, dia 15, para a proclamação de mais assistência federal para o Rio Grande do Sul.