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Aviões operarão em pista única com distância diminuída no Aeroporto de Campinas

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O DECEA anunciou que a partir de 10 de junho será implementada a utilização de espaçamentos mínimos reduzidos entre aeronaves que compartilham a mesma pista no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Esta implementação é uma ação inserida no Projeto AGILE VCP.

O método pode ser utilizado entre um avião que está descolando e outro que está aterrissando em seguida, entre duas aeronaves que estão descolando na mesma pista ou entre duas aeronaves que estão aterrissando na mesma pista.

O empreendimento é produto da colaboração entre o DECEA, o Aeroporto Internacional de Viracopos, a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, a Entidade Brasileira das Companhias Aéreas, a Azul Linhas Aéreas, a Organização Internacional de Tráfego Aéreo e a Autoridade Nacional de Aviação Civil.

O líder da Divisão de Operações da DECEA, o Brigadeiro André Gustavo Fernandes Peçanha, esclarece que o procedimento recentemente implementado valoriza o processo de decisão compartilhada, no qual todas as partes interessadas participam efetivamente em todas as fases do projeto. “O projeto contribuirá para o aumento da eficiência das operações aéreas, além de beneficiar tanto o passageiro aéreo quanto a comunidade aeroportuária”, aponta o oficial superior.

O Major Sérgio Kebach Martins, especialista em Controle de Tráfego Aéreo e Coordenador do DECEA no AGILE VCP, afirmou que o RRSM melhora a eficiência das pistas nos aeroportos ao minimizar o tempo ou a distância entre os aviões. Isso é essencial para aeroportos com grande fluxo de tráfego. “Entre as vantagens estão a redução de atrasos, a economia de combustível e a diminuição do impacto ambiental”, destacou.

Os operadores da Torre de Controle de Campinas receberam formação em simuladores 3D para estarem prontos para a implementação da operação. “Foram planejadas situações que incluíam abordagens consecutivas intercalando as decolagens das aeronaves, além de treinamentos práticos na instituição de controle, com o objetivo de garantir a aplicação correta dos procedimentos por parte da equipe operacional”, ressalta o Gerente de Navegação Aérea em Campinas, Daniel Rodrigues Pires Bezerra.

O Diretor da Azul Linhas Aéreas, João Paulo Lucchi, vê a introdução do RRSM como uma chance para uma operação ainda mais produtiva. Segundo ele, em Viracopos, a adesão a essa estratégia é crucial devido ao fato do aeroporto dispor de apenas uma pista. A execução dessa operação veio como resultado de um processo cooperativo e essa estratégia garantiu que todas as ações tomadas davam prioridade à segurança”, declara.

Todos os métodos que envolvem o uso de distâncias de separação mínimas reduzidas são definidos na ICA 100-37 e nas publicações AIP Brasil, que podem ser acessadas no Portal AISWEB, o recurso oficial para informações de aviação no Brasil.

Com dados obtidos do DECEA