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Azul recebe dois Airbus A330 de 1ª geração para o 2º semestre

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A empresa aérea Azul continuará a adquirir jatos A330 durante o ano corrente, com a confirmação de mais dois aviões chegando ao Brasil a partir de agosto. As aeronaves, que originalmente pertencem à Condor Airlines, companhia alemã, terão os registros PR-AIN e PR-AIL ao fazerem seu pouso no Brasil, conforme previamente informado pelo AEROIN.

Atualmente, Jason Ward, o Vice-Presidente de Pessoas e Clientes na Azul, forneceu informações adicionais acerca das aeronaves.

Inicialmente, elas irão preservar a disposição da Condor, que consiste em 22 assentos na Classe Executiva e 240 na Classe Econômica, uma disposição bastante semelhante à dos atuais A330-200 da Azul, com 251 assentos na Classe Econômica e 20 na Classe Executiva. A manutenção dessa configuração já havia sido previamente sugerida e mantém a estratégia que a empresa usa atualmente com os jatos A330neo provenientes da AirAsiaX.

No entanto, há uma alta possibilidade de que as aeronaves originadas da Condor não passem por alterações para se adequarem ao padrão Azul. Ward informou ao site Melhores Destinos em uma entrevista que esses jatos permanecerão na companhia por apenas quatro anos, com previsão de serem desativados no término de 2028.

A data de partida programada coincide com a recepção dos três novos aviões A330neo adquiridos da Airbus já em 2022. Estes estão previstos para serem entregues em 2027, mas possíveis atrasos podem ocorrer devido a questões globais com fornecedores. Por essa razão, a Azul assumiu a possibilidade de ficar sem avião e optou por manter os jatos ex-Condor por pelo menos mais um ano.

O próximo A330neo que será utilizado, proveniente da Air Belgium, só será recebido no ano seguinte. A empresa de fretamento belga, por sinal, está se desfazendo deste modelo devido a complicações no motor e criticou abertamente a Rolls-Royce por entregar um produto que não atende aos padrões de qualidade.

De forma irônica ou não, um dos aviões A330neo da Azul se encontra imobilizado devido à ausência de peças para os motores, um problema que, conforme relatado por Jason Ward, é um resultado dos dilemas globais relacionados à cadeia de abastecimento.

O avião da Air Belgium, matriculado com OO-ABG, que está a caminho da Azul hoje, apresenta uma estrutura com 30 assentos na Classe Executiva, 21 na Econômica Premium (arranjo 2-3-2) e 235 na Econômica comum com o layout 2-4-2. Este modelo difere ligeiramente dos A330neo originais da Azul, que contam com 34 poltronas na Executiva e 264 na Econômica, sempre dispostos no layout 2-4-2. Em particular, 96 desses assentos possuem um espaço extra para as pernas e uma inclinação extra no setor conhecido como Economy Xtra. No total, a aeronave que atualmente opera na Bélgica tem apenas 12 assentos a menos que a da Azul.