Comissaria

Postado em

- 2 min read

Azul transporta 100 antenas Starlink para o Rio Grande do Sul

img of Azul transporta 100 antenas Starlink para o Rio Grande do Sul

A mais recente viagem de uma aeronave da Azul para o Rio Grande do Sul foi preenchida com inovação tecnológica, apresentando um conjunto de cem antenas Starlink.

A corporação dos Estados Unidos, sob o controle do magnata Elon Musk, que também é o proprietário da Tesla e SpaceX, dispõe de uma réseau de satélites que provê serviços de internet, atualmente apresentando a cobertura mais ampla em sua categoria em todo território brasileiro.

Devido à falta de eletricidade e deslizamentos, inúmeras torres de telecomunicações no RS estão inoperantes ou funcionando no seu limite, resultando em áreas sem acesso à internet e serviço telefônico.

O Instituto de Arte e Cultura da Floresta angariou fundos e adquiriu 100 exemplares da antena Starlink, que é simples de configurar e pode ser instalada em quase todos os locais. Em colaboração com a Azul Carga, os aparelhos foram transportados num Cessna 208 Caravan Super Cargomaster, pertencente à filial regional Azul Conecta, para o Clube de Voo do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

A partir desse ponto, as antenas serão direcionadas para as bases de operações e refúgio, otimizando a comunicação daqueles envolvidos em operações de salvamento e receptividade.

Elon Musk expressou satisfação e elogiou o empenho via sua conta no Twitter, afirmando que está “contente que a Starlink esteja trazendo benefícios para a população brasileira”.