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Boeing 737 max arremeteu a cerca de 100 metros acima do oceano

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A Southwest operava um Boeing 737 MAX que ficou perigosamente perto do oceano durante uma tentativa de aterrissagem em uma noite de condições meteorológicas adversas no Havaí.

O veículo aéreo com a identificação N8788L estava fazendo o trajeto WN2786 das ilhas do Havaí de Honolulu para Lihue. No entanto, durante a aproximação para o destino final, a altitude do avião caiu mais do que o previsto e alcançou uma altura de 400 pés (cerca de 121 metros).

O acontecimento inicialmente não foi relatado às entidades competentes, entretanto, a Southwest Airlines encaminhou uma nota de segurança aos aviadores na semana passada, à qual a Bloomberg conseguiu obter.

No presente registro, a corporação declara que o Capitão permitiu que o Primeiro-Oficial, recém-admitido na empresa, assumisse como piloto chefe para este breve percurso, que normalmente leva aproximadamente 25 minutos desde a inicialização até a parada dos motores.

Quando a visibilidade se tornou um problema, resultando em uma arremetida, o Primeiro-Oficial inadvertidamente empurrou o manche para a frente, gerando uma descida do avião a uma velocidade de - 4.000 pés por minuto. Além disso, diminuiu a velocidade, mesmo que as instruções para uma arremetida indicassem justamente o contrário.

Imediatamente após um mecanismo de aviso de impacto com o solo (TAWS) iniciar seu alarme indicando altitude insuficiente, o Capitão instruiu o co-piloto a incrementar a força e iniciar a ascensão, o que resultou no avião alcançando uma taxa de elevação de 8.500 pés por minuto, significativamente acima do sugerido pela companhia.

A vertiginosa queda e a elevação abrupta transformaram o voo em uma aventura ao estilo montanha-russa, contudo, os aviadores souberam manter a direção e lograram regressar a Honolulu em segurança.

A Southwest não informou a NTSB, encarregada de investigações de acidentes, nem a FAA, a Autoridade Federal de Aviação Civil, sobre o ocorrido. No entanto, devido ao retorno da aeronave ao seu ponto de partida, foi determinado que a data da viagem foi 11 de abril de 2024.

A empresa de aviação, em comunicado à mídia, enfatizou que “a segurança é o valor supremo para a Southwest e, por meio de nosso sólido Sistema operacional de Gestão de Segurança (SOGS), o incidente foi tratado corretamente, como é nosso padrão em busca de avanço constante”. A situação atual será objeto de análise tanto pelo FAA quanto pelo NTSB.