Comissaria

Postado em

- 3 min read

Boeing 737 Max retirado após 30 enfermidades em voo de 4 horas

img of Boeing 737 Max retirado após 30 enfermidades em voo de 4 horas

A United Airlines assegurou ter sido forçada a remover um avião de operação para uma limpeza intensiva depois que aproximadamente 30 viajantes sentiram-se doentes durante um voo de quatro horas partindo de Vancouver, Canadá, com destino a Houston, na tarde de sexta-feira, 31 de Maio.

Conforme reportado por veículos de comunicação dos Estados Unidos, os viajantes que se sentiram indispostos eram parte de um conjunto mais amplo de 75 indivíduos que recentemente realizaram uma excursão de navio pela Colúmbia Britânica e estavam em retorno ao Texas.

A origem da enfermidade ainda não foi estabelecida, apesar do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estar monitorando múltiplos episódios de norovírus em navios transatlânticos, entre eles o Celebrity Summit, que está em trajetória pelo Alasca e pela Colúmbia Britânica.

Segundo o CDC, a entidade está ciente de 68 incidentes de enfermidade entre os viajantes numa jornada que se deu entre os dias 24 e 31 de maio de 2024. Os indícios apontavam para diarreia e ânsias de vômito, e testes conduzidos em amostras fecais dos passageiros comprometidos revelaram uma epidemia de norovírus.

No voo 1528 da United Airlines realizado na sexta-feira, dia 31 de maio, cerca de 30 passageiros começaram a demonstrar sintomas que lembravam os da gripe, inclusive náuseas. Ao aterrissar em Houston, o Boeing 737 MAX 8 foi recebido pelo corpo de bombeiros local em alerta e três ocupantes foram submetidos a avaliações médicas.

Apesar de nenhum dos viajantes precisar de hospitalização, a United optou por remover a aeronave de seu cronograma por um tempo para realizar uma limpeza extensiva. Como consequência, dois voos consecutivos foram cancelados, partindo de Houston até Atlanta e a viagem de volta. A United comunicou aos passageiros que a aeronave precisou ser afastada de sua função para resolver uma questão técnica.

No mês anterior, equipes de resgate foram acionadas para auxiliar uma aeronave da Condor Airlines que recém havia aterrissado em Frankfurt, vinda de Maurício, devido a aproximadamente 75 passageiros terem se sentido mal durante o voo com sintomas de vômitos e diarreia. Existe a suspeita de que a enfermidade possa ter sido provocada pela comida oferecida durante o trajeto, apesar da Condor assegurar que não existem provas que confirmem tal situação.

De acordo com o CDC, certas formas de contaminação alimentar, como a causada por estafilococos, podem apresentar sinais desconfortáveis - náuseas, vômitos, dores abdominais e disenteria - em um prazo de até 30 minutos, depois de consumir alimentos infectados.

Sintomas de condições estomacais frequentes e altamente infecciosas, como o norovírus, podem demorar diversos dias para se manifestar.