Comissaria

Postado em

- 2 min read

Boeing 747-400 azul histórico acaba desmontado em aeroporto europeu

img of Boeing 747-400 azul histórico acaba desmontado em aeroporto europeu

A operação de desmantelamento do último Boeing 747-400, que a empresa holandesa KLM disse adeus, começou no aeroporto de Londres-Stansted, como apontado por uma postagem no Reddit (abaixo). Máximo proveito será feito dos componentes valiosos da aeronave.

Durante a crise da Covid-19, a KLM escolheu se desfazer de seus aviões de passageiros 747-400 de maneira acelerada e sem festividades. A última aeronave a sair da Holanda foi o “City of Vancouver”, também conhecido como jato PH-BFV. Em 15 de março de 2021, ele partiu sob a observação cuidadosa dos admiradores no Aeroporto de Schiphol.

A aquisição do avião foi realizada pela Longtail Aviation/JetOneX, que operou voos de carga por um breve intervalo sob o registro VQ-BWM. Entretanto, a companhia cessou as atividades com a aeronave de forma antecipada após uma significativa diminuição nos preços do frete aéreo. Neste período, o avião foi observado no Aeroporto de Maastricht.

A partir de 2022, a aeronave deixou de ser utilizada e, no momento, deu-se início ao seu desmanche. Todos os Boeing 747-400 que foram descartados pela KLM não estão sendo operados por nenhuma outra empresa.

Em contrapartida, a filial Martinair/KLM Cargo continua em operação com quatro aviões de carga 747. No entanto, a partir de 2026, esses aviões serão substituídos por cargueiros Airbus A350, que são mais atualizados e produzem menos ruído.