Comissaria

Postado em

- 2 min read

Boeing 767-200 estabeleceu recorde de maior voo há 30 anos

img of Boeing 767-200 estabeleceu recorde de maior voo há 30 anos

Uma jornada aérea de um pouco além de 17 horas realizada precisamente há três décadas estabeleceu um novo marco de forma acidental, e foi executada por um Boeing 767.

O avião pertencia à LAN Chile (atualmente conhecida como LATAM) e foi locado secundariamente para a Royal Brunei, a principal companhia aérea do Brunei, uma nação insular da Ásia, antes mesmo de sua entrega.

O avião, registrado como CC-CEX, decolou de Seattle - o local de origem da Boeing situada no estado de Washington dos Estados Unidos - no dia 13 de junho de 1990, rumo a Nairobi no Quênia. Esse voo, que atravessou o total de 14.890 quilômetros, durou 17 horas e 22 minutos.

O 767-200ER, que é a nova variante do 767-200 equipado com reservatórios adicionais na parte de baixo, tinha 20 passageiros a bordo. Mesmo com o número de passageiros sendo pequeno, ainda era considerado um voo comercial. Este feito bateu o recorde do voo comercial mais longo naquela época, no entanto, estava em espera para ser analisado pelo Guiness e a Boeing demorou para incluí-lo em seu “corredor da glória”.

A aeronave deixou o Quênia e se dirigiu para Brunei, onde passou a ser operada pela empresa de aviação local. Continuou seu percurso ali até o encerramento do período de locação no término daquele ano, sendo então encaminhada para seu cliente inicial, a LAN Chile.