Comissaria

Postado em

- 2 min read

Boeing 767 realiza primeiro reabastecimento de avião hawkeye naval

img of Boeing 767 realiza primeiro reabastecimento de avião hawkeye naval

Em uma ocorrência inédita, um Boeing 767 forneceu combustível a uma aeronave naval turboélice de alerta precoce, conhecida como Grumman E-2 Hawkeye.

O 412º Conjunto de Testes da Força Aérea Americana conduziu testes de compatibilidade de reabastecimento aéreo utilizando um Boeing KC-46A Pegasus, com a colaboração de um E-2D Advanced Hawkeye pertencente ao Esquadrão VX-20 de Testes e Avaliações de Voo da Marinha Americana.

A garantia da qualificação em reabastecimento aéreo assegurará a competência do E-2D neste aspecto à medida que a Força Aérea atualiza a sua coleção de tanques, por fim, aumentando as operações de alerta antecipado por via aérea e o controle de defesa aérea.

O Hawkeye desempenha o principal papel de monitoramento aéreo na Marinha dos EUA, sendo sempre a primeira aeronave a partir do porta-aviões para assegurar um espaço aéreo desimpedido para a frota de jatos de combate e helicópteros. Durante a fabricação do modelo E-2D, a Grumman iniciou a instalação de sondas de reabastecimento nas aeronaves, um recurso que se tornou padrão nas novas unidades, e atualmente a Marinha dos EUA está modernizando os modelos mais antigos para incluir esta funcionalidade.

Assim, será viável realizar o abastecimento aéreo com o KC-130 Hércules dos Marines e da Força Aérea dos EUA, além do KC-46 que passou por testes recentemente e está em processo de validação para aplicação operacional.

Através do Centro de Guerra Aérea Naval Divisão de Aeronaves