Comissaria

Postado em

- 2 min read

Boeing 777, maior bimotor global, celebra 30 anos desde estreia de voo

img of Boeing 777, maior bimotor global, celebra 30 anos desde estreia de voo

O aniversário de 30 anos da primeira vez que o maior avião bimotor do mundo subiu ao céu foi comemorado hoje. Sendo mais específico, o Boeing 777 teve seu voo inaugural em 12 de junho de 1994, saindo da instalação de fabricação da Boeing localizada em Everett, ao norte de Seattle, no estado dos EUA de Washington.

Esta aeronave detém o título de ser a primeira globalmente a ter todo o seu projeto realizado através de computador, empregando o programa CATIA, e já impressionava desde o modelo básico, o 777-200, por seu alcance, performance e dimensões. Adquiriu proeminência posteriormente, pois o modelo 777-300ER se tornou o bimotor mais grandioso em atividade global, um posto que somente será cedido ao seu sucessor - o 777-9X, que encontra-se no processo de certificação.

O lançamento do modelo no Brasil ocorreu através da United Airlines em 3 de março de 1996, com a aterrissagem de um 777-200 em Guarulhos, como parte de uma turnê mundial de divulgação do modelo. A companhia também foi pioneira em iniciar os voos regulares desse modelo para o país, com rotas partindo dos Estados Unidos.

Apenas duas empresas aéreas nacionais utilizaram o modelo, a Varig, que operou o 777-200, e a TAM, que ainda utiliza o 777-300ER como parte da LATAM Brasil. Além destas, múltiplas companhias internacionais fazem voos regulares para o país com o mesmo modelo, tanto para transporte de mercadorias quanto para passageiros.