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Boeing e NASA avançam no desenvolvimento do avião comercial x-66a

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A Boeing revelou informações adicionais sobre o avanço do exemplar X-66A “truss-braced-wing” que está sendo criado sob um projeto endossado pela NASA, incluindo a confirmação de que o avião será impulsionado por uma variante do motor Pratt & Whitney PW1500G, denominado PW102XG.

No início do ano em questão, a Boeing inaugurou a conversão de uma estrutura de jato MD-90 no que se refere como X-66A, com a finalidade de evidenciar que a ideia do Transonic Truss-Braced Wing pode fornecer contribuições substanciais ao consumo de combustível otimizado para um futuro jato de corredor individual.

O chefe técnico da Boeing, Todd Citron, ao se apresentar no ILA Berlin Air Show no dia 5 de junho, afirmou que o projeto está progredindo para um voo inaugural planejado para 2028.

Os projetos da Boeing compreendem a desmontagem da asa do MD-90 e de 19 segmentos de fuselagem para facilitar a colocação da estrutura de asa com reforços de treliça.

A P&W foi escolhida para abastecer o demonstrador com motores turbofan GTF, mesmo que as informações específicas sobre os propulsores ainda sejam limitadas. Anteriormente, foi planejado que o X-66A seria equipado com PW1100G - aplicados no Airbus A320neo - no entanto, isso foi alterado devido a preocupações relacionadas ao peso e ao arrasto.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, a ideia da asa “truss-braced” poderia ser implementada em um avião de corredor único de próxima geração, com previsão de entrada em atividade na década de 2030.