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Boeing testará reciclagem avançada de cabines em seu 777-200er ecodemonstrator

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A Boeing está avaliando 36 tecnologias diferentes no âmbito do seu programa ecoDemonstrator, com o objetivo de potencializar a eficiência funcional e a sustentabilidade dos interiores das aeronaves, um dos componentes mais difíceis de reciclar em uma aeronave. O início dos experimentos está agendado para este mês, feitos em um modelo 777-200ER.

As iniciativas do Boeing ecoDemonstrator englobam:

Atividades em Aeroportos: Experimentos para viabilizar o táxi com motor único e permissões de táxi digitais para diminuir o consumo de combustível e melhorar a segurança, diminuindo as responsabilidades do piloto.

Barulho em Aeroportos: Avaliação das vantagens de métodos operativos de voo, como inclinação de deslize intensificada e abordagem de descida constante, para diminuir a poluição sonora na vizinhança, consumo de combustível e emissões;

Elementos que Diminuem Desperdícios: Coberturas para o chão mais leves, duráveis e que podem ser recicladas, assim como painéis de teto feitos de fibra de carbono reutilizada - ambos constituídos de 25% de resina proveniente de fontes biológicas;

Diminuição de Barulho e Massa: A cabine é isolada para otimizar a diminuição de som e o controle de temperatura e umidade, além de possuir painéis sonoros revestidos em tecido para a parede divisória e a área de preparo de alimentos;

Inovações futuras para Cabines de Avião: Cadeiras para classes econômica e executiva equipadas com dispositivos de detecção para identificar se um passageiro está sentado durante o deslocamento, a subida e a descida do avião, incrementando a segurança, diminuindo a demanda da tripulação e minimizando o tempo reservado para manutenção. Além disso, inclui um sistema de lavatório que economiza água com tecnologia sem contato e aprimoramentos na área de preparação de refeições visando um serviço de bordo mais eficiente e a diminuição do descarte de comida.

”O projeto ecoDemonstrator da Boeing contribui para aprimorarmos de maneira concreta nossos artefatos - nos proporcionando a capacidade de diminuir as consequências ambientais dos voos, incrementar a experiência de voo e robustecer a segurança de nossas aeronaves”, declarou Stephanie Pope, a presidente e diretora executiva da Boeing Commercial Airplanes. “Somos agradecidos pelas inúmeras colaborações internas na aviação e externas, que nos auxiliam a tornar o que parece inalcançável em algo factível."

"O ecoDemonstrator está classificado entre nossos mais notáveis demonstradores de voo, com 250 tecnologias testadas desde sua inauguração em 2012”, afirmou Brian Moran, responsável pelo setor de Sustentabilidade da Boeing. “Os experimentos deste ano envolvendo diversos interiores de cabine se propõem a solucionar o segmento irreciclável e não reutilizável de nossas aeronaves, simultaneamente diminuindo o consumo de combustível e o volume de trabalho da tripulação.”

Desde seus primeiros lançamentos em 2012, praticamente todas as estruturas do projeto Boeing ecoDemonstrator foram alimentadas com combustível aéreo sustentável (SAF), e neste ano, a aeronave principal funcionará com um mix de 30% de SAF combinado com o tradicional combustível de jato.

Dados fornecidos pela Boeing