Comissaria

Postado em

- 3 min read

Brasil lança "Conexão SAF" para avanço do combustível de aviação sustentável

img of Brasil lança "Conexão SAF" para avanço do combustível de aviação sustentável

A implementação de combustíveis de aviação sustentáveis, também referidos como SAF (de Sustainable Aviation Fuels em inglês), é primordial para o progresso do Brasil na redução do carbono no segmento aéreo e na realização do objetivo proposto pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI): eliminar as emissões de carbono na aviação global até o ano de 2050.

A fim de coordenar a discussão nacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) colaborou na elaboração da Conexão SAF, fórum não oficial que reúne entidades governamentais e empresas privadas dedicadas a incentivar a produção e utilização de SAF no Brasil.

A estreia da rede se deu no dia 6 de junho, na central da Agência, localizada em Brasília (DF), no decorrer da quinta edição do evento denominado Aviação Sustentável.

”O diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira, declarou que a ANAC definiu a mudança energética na indústria aérea como uma necessidade estratégica primordial. Ele acredita que a defesa da sustentabilidade ambiental é uma obrigação para todas as indústrias, o que requer uma cooperação intensiva entre os setores governamental, empresarial e acadêmico.”

O emprego de SAF compõe menos de 0,5% do total de combustível empregado pela aviação. Conforme expresso por Marcela Anselmi, a responsável pela área de Meio Ambiente e Transição Energética na ANAC, o Brasil possui a capacidade para ser pioneiro neste mercado emergente à escala global, graças à sua vasta disponibilidade de insumos, tecnologias e extenso know-how na fabricação de biocombustíveis.

Os debates incentivados pela Conexão SAF também ajudarão no desenvolvimento do Brasil, se o marco legal de incentivo à produção e utilização de SAF for aprovado no país. A questão está sendo debatida no Congresso Nacional através do Projeto de Lei Combustível do Futuro (PL 528/2020). Uma das sugestões é que as companhias aéreas sejam obrigadas a diminuir a emissão de gases de efeito estufa em voos nacionais por meio da utilização de SAF.

O propósito do fórum é reconhecer os obstáculos técnicos, regulamentares, fiscais, produtivos e logísticos para a geração e uso de SAF no Brasil, sugerindo opções e ações para torná-los economicamente possíveis.

Os debates são organizados em agrupamentos técnicos divididos em seis áreas temáticas: Atestado e excelência do produto; Estratégias de estímulo e regulamentação; Lucratividade comercial e financiamento; Investigação e progresso; Infraestrutura e partilha; Fiscalidade e entrada em mercados globais.

O fórum está aberto para todos que desejam agregar valor ao tópico, incluindo fabricantes de insumos e biocombustíveis, companhias responsáveis pela distribuição de combustíveis, companhias aéreas, operadores de aeroportos, produtores de itens aeronáuticos, fornecedores de tecnologia, instituições voltadas para pesquisa, entidades de promoção e financiamento, instituições bancárias de investimentos e pesquisadores.

Para ingressar na rede, é suficiente encaminhar um email para conexaosaf@anac.gov.br.

O site especializado Conexão SAF, detentor de mais dados, está disponível no seguinte endereço: https://www.gov.br/anac/conexaosaf.

Dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)