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Câmera grava evacuação de a321neo com incêndio no front-end

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Uma gravação recente de segurança evidenciou a retirada e reação de urgência a um Airbus A321neo pertencente à Delta Air Lines chegando no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma na semana anterior, com início de faíscas, incêndios e emissão de fumaça na parte inferior da frente do avião.

Como informado anteriormente pelo AEROIN, em 6 de maio, os viajantes no voo DL-604 tiveram que deixar o avião através dos tobogãs de emergência e das portas de saída nas asas logo depois que o avião atingiu o portão.

O avião tinha acabado de aterrissar em Seattle, completando um voo de seis horas que começou em Cancún, México. Quando a passarela de desembarque estava se unindo à entrada esquerda frontal da aeronave, faíscas começaram a emanar da junção elétrica na porção inferior da proa do veículo aéreo.

Novas gravações de segurança, adquiridas pelo canal de notícias local KOMO, revelam pela primeira vez a reação de emergência e o processo de evacuação.

A partir do instante em que as primeiras centelhas brotaram do nariz da aeronave, aproximadamente 1 minuto e 20 segundos se passaram até o início da evacuação. Os assistentes de voo liberaram as duas portas na parte de trás e ativaram os slides de emergência, enquanto os viajantes liberaram duas saídas de emergência sobre as asas de ambos os lados do avião.

O desembarque inicial do primeiro passageiro do voo ocorreu quase 30 segundos após a aterrissagem, começando pelas saídas localizadas sobre as asas, seguido pelos procedimentos de evacuação através das saídas de emergência na parte de trás do avião. O último passageiro, num total de 189 a bordo, foi observado saindo da aeronave aproximadamente um minuto e meio mais tarde, totalizando um tempo de evacuação geral de cerca de dois minutos.

Como evidenciado pelas fotos, demorou aproximadamente cinco minutos para o veículo inicial do serviço de incêndio do aeroporto atingir a cena, época em que já não havia mais faíscas.

Em uma declaração, um representante da Delta Air Lines informou que o piloto determinou a evacuação “como medida preventiva”.

O evento ainda está sendo investigado, contudo, a ênfase está em um defeito no aparelho de energia terrestre, e não no avião.