Comissaria

Postado em

- 2 min read

CEO da Qatar auxilia passageiros no aeroporto nos finais de semana

img of CEO da Qatar auxilia passageiros no aeroporto nos finais de semana

Badr Mohammed Al Meer, atuando como CEO da Qatar Airways desde o término de 2023, tem apresentado um desempenho exemplar à frente da empresa aérea. Admirado por sua abordagem centrada no indivíduo - tanto colaboradores quanto clientes - ele conquistou rapidamente o respeito da equipe ao derrubar limitações previamente estabelecidas para os colaboradores, tais como o toque de recolher em Doha e a restrição ao uso de mídias sociais durante o expediente.

Al Meer ganhou destaque recentemente por uma ação excepcional de atenção ao cliente. O episódio, divulgado no X (antigo Twitter) pelo internauta @pbjcaviar, conta que sua irmã se encontrava em um dilema ao viajar com uma passagem stand-by de Doha para Chicago: devido à regulação do peso da aeronave, a empresa não estava admitindo passageiros extras. Impossibilitada de voar, a moça experimentou apreensão e nervosismo no terminal aéreo.

Foi nesse instante que um indivíduo se chegou perto e perguntou a razão de seu desânimo. Depois de entender o cenário, ele aconselhou a moça a se encaminhar para o portão de partida e ficar tranquila, assegurando que “tudo iria se resolver”. Esse indivíduo era Al Meer, que fez questão de alocá-la em uma cadeira de classe empresarial em um voo com destino ao aeroporto JFK em Nova York.

Embora possa parecer improvável, a veracidade da história foi atestada pelo One Mile at a Time após comunicação com a Qatar Airways. O que mais causa espanto é que, de acordo com os relatos, é comum para Al Meer gastar a maior parte de seus finais de semana percorrendo o aeroporto, evidenciando uma liderança engajada e humanista incomum entre os diretores-executivos de grandes corporações.

Esta narrativa exemplifica que a empatia pode se tornar um destacado trunfo competitivo no âmbito comercial, particularmente no setor aéreo. Al Meer tem comprovado através de seus atos que esta é a estratégia que ele planeja adotar à frente da Qatar Airways. E aparentemente, esta é a forma mais apropriada de realizar isso, ganhando a estima e o reconhecimento de todos que o cercam.

Porém, essa não é a primeira vez que um executivo age dessa maneira. Anteriormente, no Brasil, o Capitão Rolim Amaro tinha o costume de acolher os clientes na entrada dos aviões da TAM no aeroporto Congonhas. Da mesma maneira, German Efromovich, antigo proprietário da Avianca, circulava pelos terminais aéreos e assistia aos passageiros, inclusive durante as viagens aéreas.