Comissaria

Postado em

- 2 min read

CGNA gerencia 130 voos diários no aeroporto de Parintins (AM)

img of CGNA gerencia 130 voos diários no aeroporto de Parintins (AM)

O Órgão de Supervisão do Espaço Aéreo (DECEA), através do Centro de Administração do Tráfego Aéreo (CGNA), está fiscalizando e orquestrando o tráfego aéreo no Aeroporto Parintins, em Amazonas, para o Festival de Folclore, que começará na próxima sexta-feira (28/06).

”O CGNA é responsável pela organização do aeroporto de Parintins antes, durante e depois do evento. Em média, há 10 operações diárias, mas no dia mais movimentado, a expectativa é de 130 voos, o que representa um crescimento de 1.200% na atividade aérea”, esclarece o chefe do CGNA, o Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.

Conforme o DECEA, ao longo do evento, é colocada em prática a função de slot, que equivale a períodos definidos para a operação de aviões fixados antes do planejamento dos voos de aviação geral para Parintins, semelhante ao que se realiza nos principais aeroportos do país, devido ao intenso tráfego aéreo.

Ademais do serviço de alocação de horários, os aviadores devem submeter seus itinerários de voo online através do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA). “Ao finalizar a reserva de um alocação de tempo pela CGNA, o piloto garante a execução da sua operação conforme o tempo designado, com máxima segurança e eficiência. Se houver um acumulo muito alto de aviões chegando em Parintins num intervalo de tempo específico, a nossa tarefa é organizar essas aeronaves para que cada vôo ocorra no horário programado”, explica o Coronel Franklin.

Durante o acontecimento, o Salão Operacional realizou ações que incluíram a supervisão das operações de voo para Parintins e a implementação de estratégias de gestão do movimento aéreo, quando requerido.

Quando o clima se torna desfavorável e aves ameaçam prejudicar as operações, o CGNA trabalha em parceria com as companhias aéreas, a aviação geral e a gestão do aeroporto para tomar decisões baseadas na situação presente. “O objetivo de todas essas ações é assegurar o equilíbrio entre a demanda por voos e a capacidade da infraestrutura aeroportuária, além de garantir a segurança das operações aéreas na área”, ressalta o Oficial.

Descubra mais: